Trio preso por tráfico tem prisão preventiva decretada

Presos na última sexta-feira (22/03) durante a Operação ‘Pilar 4’, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), José Amantino Leão Marinho, 27, David Lucas Rodrigues Vasconcelos, 18, e Jandercley Gomes Turibi, 22, tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Em depoimento na Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS), eles confessaram a autoria de quatro homicídios na capital.

Durante a operação, os suspeitos foram presos pelos crimes de tortura e organização criminosa. Com eles foram encontrados entorpecentes, armas, munições, além de blusas bordadas com a sigla Seaop (Secretaria Executiva Adjunta de Operações), que eles usavam para cometer assassinatos. A prisão em flagrante do trio foi convertida em preventiva durante audiência de custódia no sábado (23/03).

Segundo o delegado da DEHS, Luís Rocha, durante depoimento na especializada, o trio relatou que integravam uma facção criminosa e após o massacre dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em janeiro de 2017, houve uma divisão dentro da facção e eles mudaram de lado. Por conta de briga por território, o trio começou a matar rivais.

Eles confessaram, durante depoimento assinado, que dia 17 de março deste ano mataram o motorista de uber Armed Matias Abdel Mussa, no bairro Nova Cidade, zona Norte. O trio afirmou que o crime foi motivado por rixa, uma vez que, segundo eles, Armed era traficante de uma facção criminosa rival.

Em 11 de fevereiro, o trio afirmou ter matado no bairro Morro da Liberdade, zona Sul, a vítima Arleilson Ribeiro Cunha. Além das duas mortes, eles confessaram também a autoria de outros dois homicídios. A DEHS investiga a participação deles em outras mortes registradas na capital.

Fotos: Alailson Santos / Polícia Civil