AÇÕES E PROGRAMAS

Além do atendimento policial, o sistema de Segurança Pública, em parceria com outros órgãos do Governo do Estado, realiza o acolhimento do cidadão por meio de programas sociais. Todos têm um importante papel que é ajudar e prevenir a ocorrência de violência em todo o Amazonas. A SSP-AM entende que a prevenção é um dos pilares que ajudam no combate à criminalidade e quase 400 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos já receberam algum tipo de orientação.

Os principais mecanismos usados pelas coordenações desses programas para atingir o cidadão são palestras, seminários, exposições, semanas, feiras, visitas, cursos de extensão universitária, fóruns estaduais, conferências, mutirões sociais, orientação e encaminhamento para tratamento, distribuição de material pedagógico, palestras, Ação Global, workshops, convenções e outros.

Os trabalhos realizados nas escolas são voltados ainda para a prática de esportes, cursos profissionalizantes, aulas de reforço e palestras educativas com as crianças e os pais.

Os programas sociais ligados à SSP, mesmo sendo de instituições diferentes como as polícias Civil e Militar, têm a mesma prioridade: atuar na luta contras as drogas lícitas e ilícitas.

Previne: Programa de Redução da Violência e do uso de Narcóticos 

O projeto “Previne” é o programa de Redução da Violência e do uso de Narcóticos e Entorpecentes, foi criado em março de 2003 por meio da portaria no 019/2003 da SSP-AM, com o objetivo principal a formação e treinamento de multiplicadores que atuem na prevenção ao uso de drogas, para reduzir o risco da iniciação de crianças, jovens e adultos no uso de entorpecentes, através de implementação de ações preventivas, tanto na capital como no interior do estado, alicerçadas em fundamentos científicos e pedagógicos, resgatando os valores éticos e morais, culturais, religiosos e familiares.

Programação- Em 15 anos de existência, o projeto atendeu várias comunidades em todos os municípios do Amazonas, e qualificou aproximadamente 30 mil multiplicadores em todo o estado, utilizando diversas metodologias psicopedagógicas que auxiliam na promoção e desenvolvimento da autoestima, autoconhecimento, percepção e personalidade. Dinâmicas em grupo também fazem parte do treinamento, além de visitas a clínicas de recuperação ou comunidades terapêuticas como fase conclusiva do treinamento, que contém um módulo dividido numa carga horária de 50 horas com certificado de extensão universitária, reconhecido pela Universidade Nilton Lins. O programa fornece informações e qualificação profissional a professores, policiais, agentes de saúde, comunitários, profissionais da área social, presidentes comunitários, lideranças religiosas e formadores de opinião.

Parcerias- O projeto possui parcerias com diversos órgãos públicos e instituições privadas, entre elas, Universidade Nilton Lins, Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Fundação de Medicina Tropical- Coordenação IST/AIDS, Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD/DF).

Projeto “DPV nas escolas”

Com iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coordenada pelo Departamento de Prevenção à Violência da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o projeto “Prevenção e Segurança nas escolas” foi criado em 27 de abril do ano de 2018, e tem o objetivo de capacitar estudantes, pais e a comunidade escolar para que se formem multiplicadores de ações de prevenção à violência e às drogas nas instituições de ensino. A Escola Estadual Senador Severiano Nunes, localizada no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste da capital, foi a primeira a receber as atividades do projeto, na capital amazonense. Aproximadamente 2,4 mil pessoas, entre estudantes e pais participaram das atividades do programa, que incluem palestras e cursos.

Programação – O cronograma de atividades do projeto é divido por etapas e reúne ciclo de palestras; curso de mediação de conflitos; curso de treinamento em extensão universitária sobre drogas; elaboração de plano de prevenção à violência e às drogas. Além de avaliar as instalações físicas quanto à funcionalidade e segurança, diagnóstico escolar sobre problemas, soluções e grau de comprometimento da comunidade escolar.

Atendimento psicossocial para dependentes químicos

Em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz-CRDQ, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o departamento realiza o atendimento do cidadão que deseja internação voluntária para tratamento de dependência química do álcool e outras drogas. Além de realizar o atendimento inicial do voluntário e de sua família, o departamento acompanha o processo de triagem de documentos e exames.

Em casos que não é constatada a necessidade de internação, os pacientes são encaminhados e acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas Dr. Afrânio Soares (CAPS AD III). Nos últimos 4 anos o serviço já realizou mais de 100 internações para tratamento em dependência química.

PROERD

Desde 2002, o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) desenvolve atividades de prevenção nas escolas públicas e particulares do Amazonas. A meta é orientar os estudantes com idades entre 8 e 14 anos, quanto ao perigo do uso das drogas. Em 10 anos de atuação, o Programa coordenado pela Polícia Militar já atingiu mais de 300 mil alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino.

As aulas já fazem parte da grade curricular de algumas escolas e são realizadas uma vez por semana por policiais militares, no período de quase três meses. A cartilha utilizada em sala de aula é a mesma usada em todo o Brasil país, e é adaptada de acordo com a idade e séries dos alunos. Ao final do treinamento, as crianças e adolescentes recebem certificado de combatentes e multiplicadores no combate ao uso de entorpecentes.

Os pais também são convidados a participar dessa luta contra as drogas, por meio de cursos oferecidos pelo Proerd, e que tem lições específicas para que os responsáveis aprendam a lidar e detectar com determinadas situações. O método é similar ao do Proerd voltado para os estudantes, incluindo 30% do conteúdo da cartilha didática utilizada pelos policiais em sala de aula.

As lições especiais envolvem temas como: protegendo o filho contra a violência, as drogas e a violência no mundo de hoje, como ajudar as crianças a lidar com pressões, entre outras. A diferença está no tempo de ensino. As instruções são passadas para a garotada uma vez por semana, durante três meses. Já para os pais, esse período é mais curto: são apenas cinco aulas, com carga horária de 12 horas.

MAJOR HENRIQUES BRASIL
coordenador do Proerd
Contato
Telefone: (92) 8842-1773/8842-1990

FORMANDO CIDADÃO

Criado em dezembro de 1997, inicialmente, atendia os moradores de rua de Manaus, mas ganhou uma nova roupagem e passou a trabalhar com jovens de todas as classes sociais. O programa é um exemplo do empenho da Polícia Militar em atividade de cunho social. Quase 10 mil meninos de 12 a 17 anos foram livres da ociosidade desde então. As vagas são concorridas e para integrar esse seleto grupo é necessário estar matriculado regularmente em uma unidade educacional, ter boas notas e bom comportamento.

As atividades são realizadas de segunda à sexta, sempre pela manhã (7 às 11h30), em 10 unidades da Polícia Militar em Manaus – nos Comandos de Policiamento das áreas Norte, Leste, Sul e Oeste, 15ª Cicom, 17ª Cicom, 26ª Cicom, 1ª Batalhão de Choque, ONG Violeta e Comando Geral. No interior do Estado o Formando Cidadão atua nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e Manacapuru.

As ações coordenadas por policiais militares são variadas entre práticas esportivas, recreativas, passeios culturais, assistência social e psicológica. As atividades incluem ainda noções de cidadania, disciplina militar, reforço escolar, prevenção às drogas, educação física e artes.

Para proporcionar também a participação dos meninos em cursos profissionalizantes, a coordenação do programa firmou parcerias com diversas empresas públicas, privadas e Organizações Não-Governamentais (ONG). O Senai, por exemplo, disponibiliza ao ‘Formando Cidadão’ cursos de desenho e pintura, mecânica de bicicletas, almoxarife, assistente administrativo, marcenaria de pequenos objetos de madeira, informática básica, eletricista de automóvel entre outros.

CAPITÃO PM FERNANDO YUKIO MIYADAIRA
Coordenador do Formando Cidadão
Contatos
Email: formandocidadao@pm.am.gov.br
Telefone: (92) 8842-1931 (funcional)

O Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência, Dignidade e Amor (Pró-Vida), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), completou 22 anos de fundação em 2020.

O programa desenvolvido pela Polícia Civil do Amazonas tem como principal objetivo trabalhar, em escolas da rede pública de ensino, desde o Ensino Fundamental até o Superior, a prevenção ao consumo de entorpecentes.

Com a cooperação de policiais capacitados no combate às drogas, prepara profissionais da Segurança Pública para atuarem em casos diversos, que envolvem tanto crianças quanto adultos, dando foco às consequências e efeitos colaterais decorrentes da dependência química.

O Pró-Vida já atingiu mais de 120 mil alunos e cerca de 8 mil professores das redes públicas e particular. No âmbito familiar, mais de 9,5 mil pais e aproximadamente 32,5 mil igrejas e funcionários de empresas participaram de atividades, e tiveram acesso às informações sobre prevenção e combate às drogas.

RENATO ELIAS
coordenador do Pró-Vida
Contatos:
Telefone: (92) 3214-2225