SSP forma policiais para atuar na segurança de autoridades na Copa do Mundo de 2014

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou hoje (6), a formação de policiais para a segurança de autoridades e dignitários. O curso promovido pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) faz parte do cronograma de capacitação dos servidores do sistema para a Copa do Mundo de 2014.

 A aula inaugural foi realizada no auditório da universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul de Manaus. Durante o curso, os policiais terão treinamento de direção defensiva, evasiva e anti-sequestro, salvamento aquático, escolta motorizada, primeiros-socorros, aparição em público, defesa pessoal entre outros.

 Ao todo são 12 disciplinas, que irão capacitar os agentes de segurança pública para desempenhar atividades que garantam a integridade física das autoridades e de pessoas que, pelo alto cargo que exercem ou título de proeminência que detém, possam ser alvos de ações violentas ou atentados.

 O coordenador e instrutor do treinamento, major Allyson Araújo, explicou que os alunos terão 48 horas de aulas práticas, com simulados em vários pontos da cidade. Segundo o major, o Iesp firmou parcerias com vários hotéis, com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Vila Olímpica e Aeroclube para a realização desses simulados. “O nosso planejamento é voltado aos locais que serão freqüentados pelas autoridades”, disse

 Ser segurança de autoridades, segundo define o major, exige coragem, discrição e lealdade. “É uma função difícil porque temos a responsabilidade de manter a segurança e a integridade física de autoridades e pessoas importantes, por isso o serviço requer extrema disciplina e honestidade nas ações”.

 O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, destaca a importância da qualificação profissional dos servidores. “O treinamento traz disciplinas comuns aos alunos, mas a ideia é reforçar esse conhecimento com informações mais detalhadas e direcionadas para ambientes com grande movimentação de público”, ressaltou. Segundo Vital, a SSP irá destinar até o final do ano cerca de R$ 1,1 milhão na preparação dos policiais para o mundial, através de cursos.

 O curso terá a duração de três semanas em regime integral (de 8 às 18h), com carga horária de 120 horas. A turma de 30 alunos é formada por policiais civis, militares, bombeiros militares e guardas municipais. Um dos participantes é oficial da Polícia Militar do estado do Mato grosso.