SSP prepara protocolo de incidentes para Copa em Manaus

Reunião realizada no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na tarde desta quinta-feira (2), entre órgãos estaduais, municipais e federais, discutiu a criação de um protocolo interno para atender ocorrências que envolvam possíveis incidentes químicos, biológicos, nucleares, radioativos e com explosivos, sintetizados na sigla QBNRE.

As ações preventivas fazem parte do plano do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014, de acordo com o caderno de encargos da área de segurança pública. Segundo o secretário-executivo do GGI, delegado Frederico Mendes, o objetivo principal da criação do protocolo é definir normas e planos de ação para os órgãos de segurança, saúde, meio ambiente e das Forças Armadas em incidentes QBNRE.

Frederico explicou que o protocolo será elaborado de acordo com as necessidades apontadas pela organização do evento mundial de futebol. “Com a criação desse protocolo, cada órgão terá a responsabilidade bem definida na eventualidade de um incidente. Isso será muito importante também para a orientação que será dada à população”, disse o secretário.

Desse encontro para tratar do tema participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Comando Militar da Amazônia (CMA), Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge).