Policiais militares recebem treinamento de policiamento montado

   A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realiza, hoje, 8 de julho, às 15h, a aula inaugural do curso de Policiamento Montado, no auditório do Corpo de Bombeiros Militar (avenida Codajás, nº 1.503, Petrópolis, zona Sul.

De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, o policiamento ostensivo montado é uma variação de aplicação do policiamento ostensivo geral, já que o seu diferencial está no emprego do cavalo como meio de locomoção. Esse tipo de policiamento é um dos mais tradicionais em todas as instituições policiais.

O curso de Policiamento Montado faz parte do programa de preparação de policiais para a Copa do Mundo de 2014, no qual 2.100 servidores do sistema de segurança pública serão capacitados em diversos cursos, entre eles: o uso diferenciado da força, tática e técnica policial militar, análise criminal, mediação de conflitos, segurança de dignitários, adestrador de cães, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e libras, no nível básico.

O objetivo do curso é capacitar policiais militares do Amazonas com o Policiamento Ostensivo Geral, e particularmente o montado, para atuar em eventos em locais de grande concentração de pessoas, a exemplo da Copa do Mundo de 2014.

  Conteúdo – O treinamento será oferecido para 60 policiais militares, no período de dois meses com 160 horas/aula. Durante a programação os alunos terão aulas teóricas e práticas de noções de hipologia (conhecimentos específicos dos animais), policiamento geral montado, técnicas de contenção e transporte de semoventes e outras.

De modo geral, o secretário Paulo Roberto Vital, explica que, utilizando o cavalo como meio de locomoção, o policial, nas atividades pode executar patrulhamento, permanência em determinado ponto-base, realizar diligências e escoltas, bem como dar apoio operacional às tropas a pé. “Um dos destaques para o emprego do cavalo é sua ilimitação quanto ao tipo de terreno e lugar de emprego, pois mesmo em locais inóspitos e de difícil acesso ele possibilita grande mobilidade, flexibilidade, rapidez de ação, grande raio de atuação e facilidade de comando”, destacou