Polícia reduz 59% dos homicídios em Tabatinga, na região da tríplice fronteira

Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam 41% de redução da criminalidade no município de Tabatinga, na fronteira do Estado com Colômbia e Peru, nos primeiros três meses deste ano, comparado com igual período de 2012. Os melhores resultados são nos crimes contra a vida, como os homicídios, que caíram 59%.

Ao apresentar o balanço estatístico, o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que o resultado é reflexo da melhoria do policiamento na região da tríplice fronteira, que até o final de 2011 detinha alto índice de criminalidade, principalmente os homicídios decorrentes de pistolagem. “O Governo do Estado reforçou o efetivo da Polícia Militar na cidade e implantou em 2012 a primeira base do plano Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron)”, afirmou. A base do Esfron tem policiais militares e civis, com equipamentos, armamentos e viaturas próprias para atuação contra os crimes de fronteira.

De acordo com Vital, Tabatinga está entre os 12 municípios que vão receber R$ 100 milhões em investimentos do Governo do Estado para implantação do programa Ronda no Bairro ainda neste ano. “Isso significa que a presença da segurança pública no Norte do Amazonas vai melhorar bastante com mais policiais e viaturas, e a tendência é que a criminalidade continue caindo”, disse Vital.

Desde o início do ano até o final de março, a criminalidade em geral caiu 41% em Tabatinga na comparação com o primeiro trimestre de 2012. A SSP-AM registrou 7 homicídios neste ano, contra 17 no ano passado, redução de 59%, enquanto as tentativas de assassinato caíram 28%, de 7 para 5 casos. Os roubos diminuíram 25%, sendo 9 agora contra 12 em 2012, e os furtos apresentaram 6 registros ante 10 do ano passado, queda de 40%.

O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Audo Albuquerque, responsável pelo policiamento em Tabatinga e seis municípios vizinhos, disse que 90% dos homicídios em Tabatinga são contra pessoas ligadas ao tráfico de drogas. “A população de Tabatinga hoje não sofre com insegurança porque os crimes de assassinatos são direcionados aos traficantes e pessoas envolvidas com o tráfico em geral”, afirmou.

Albuquerque ressalta que nestes três primeiros meses do ano a Polícia Militar, atuando em parceria com outros órgãos, como Esfron e Força Nacional, já prendeu seis pessoas acusadas de homicídios e execuções em Tabatinga, todas ligadas ao tráfico de entorpecentes.

O comandante informou também que a interação das forças de segurança hoje contribui bastante para garantir tranquilidade aos moradores de Tabatinga.  Essa ação integrada, ressaltou Audo Albuquerque, impediu que uma quadrilha assaltasse na semana passada um comércio no bairro Dom Pedro. Na ação da polícia, um dos quatro bandidos morreu e dois foram presos na hora.