Polícia Civil prende foragido da Justiça e comparsa com 12 quilos de drogas, armas e munições

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), sob o comando da delegada Tamara Albano, diretora-adjunta do departamento, prendeu, em flagrante, na tarde desta quinta-feira (25/1), o foragido da Justiça Francisco Diego dos Anjos Albuquerque, 28, conhecido como “Shrek”, e Marcelino Batista de Lima Junior, 29, em posse de armas e drogas. De acordo com a autoridade policial, “Shrek” faz parte de uma facção criminosa que atua no Estado e está sendo investigado pela participação e autoria de, pelo menos, 30 homicídios na capital.

Conforme Albando, com a dupla foram apreendidos cerca de 12 quilos de entorpecentes, entre cocaína pura, maconha do tipo skunk e oxi, além de duas armas de fogo, munições, balanças de precisão e material para mistura de substâncias entorpecentes. Os dois infratores foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (25/1), às 16h15, no prédio da Delegacia Geral. Na ocasião, a delegada Tamara Albano explicou que a dupla estava sendo monitorada há dez dias pelas equipes do Denarc.

“As investigações iniciaram após recebermos delações, feitas ao número: (92) 99415-0129, o disque-denúncia do Denarc, informando que “Shrek” estaria escondido em um imóvel na Comunidade Francisca Mendes, bairro Novo Aleixo, zona norte. Montamos campana nas proximidades do local mencionado ao longo de dez dias. Hoje conseguimos constatar que Francisco estava no lugar e efetuamos a abordagem. No local encontramos, aproximadamente, dez quilos de cocaína pura, uma pistola PT.40 contendo cinco munições intactas, além de sete pacotes de, supostamente, cafeína, duas balanças de precisão e outros materiais utilizados para mistura de drogas”, disse Albano.

A autoridade policial informou que durante as investigações eles tiveram a confirmação de que Marcelino fazia a distribuição de drogas para “Shrek”. Após a prisão de Francisco Diego, os policiais seguiram até a residência de Marcelino, localizada no Conjunto Parque das Nações, bairro Flores, zona centro-sul da cidade. No lugar, as equipes do Denarc apreenderam um tablete de maconha do tipo skunk. No carro de Marcelino, modelo Siena, de cor prata, apreendido durante a ação, os policiais encontraram uma porção grande de oxi e uma pistola PT.40, contendo oito munições intactas.

Reincidente

Segundo Tamara Albano, Francisco Diego tinha, em aberto, dois mandados de prisão em nome dele por homicídios distintos. A delegada informou que Francisco Diego cumpria pena, em regime fechado, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). O infrator conseguiu fugir da unidade prisional no dia 1º de janeiro de 2017, durante chacina no local. Albano ressaltou que “Shrek” é um dos braços armados de uma facção criminosa que atua no Estado e está sendo investigado pela participação e autoria de, pelo menos, 30 homicídios ocorridos em 2017, nas zonas sul e norte da capital.

A diretora-adjunta do Denarc pontuou que em setembro de 2017 as equipes do Denarc deflagram ação no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte, com o intuito de prender “Shrek”. “Na época, o infrator conseguiu fugir, mas na residência onde ele estava as equipes apreenderam dez quilos de drogas, entre cocaína e maconha do tipo skunk, além de oito armas de fogo, sendo três pistolas ponto 40, duas pistolas calibre 380, uma pistola calibre nove milímetros, uma espingarda calibre 12 e um rifle calibre 38, que pertenciam ao infrator”, declarou Tamara Albano.

No imóvel foram encontrados, ainda, carregadores de pistola contendo munições de calibre ponto 40 e calibre nove milímetros, três coletes balísticos, uma prensa hidráulica, duas balanças de precisão, material para o embalo de drogas, além de um veículo modelo Prisma, de cor vermelha e placas OXM-9798, e uma motocicleta modelo CG Titan, de cor preta e placa JXN-3223.

Autuações

No prédio do Denarc, Francisco Diego e Marcelino foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, apetrechos e associação para o tráfico de drogas, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ao término dos trâmites legais na delegacia, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul da capital. Após a audiência, Francisco Diego será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

 

FOTOS: Johny Vasconcelos/ Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas.