Operação Barreiras prende 19 pessoas e apreende 36 veículos

Dezenove pessoas presas emflagrante, 48 bares sem condições de segurança fechados, mais de 8 mil pessoas abordadas, 9 mil veículos fiscalizados e 36 recolhidos, mais de um quilo e 183 trouxinhas de drogas diversas apreendidos. Esse é o resultado principal da operação Barreiras, realizada pelo sistema de Segurança Pública nas ruas de Manaus da noite de sexta-feira até a manhã de hoje (27).

Nesse período, em toda a cidade, foram registrados quatro homicídios, média de um caso por dia. Ao apresentar os números das ações realizadas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Força-Tarefa, o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a operação cumpriu o objetivo de reforçar o policiamento na cidade e melhorar a sensação de segurança do cidadão. “Esse tipo de ação apoia o trabalho do Ronda no Bairro e as ações das unidades especializadas, e ao mesmo tempo faz ações educativas e preventivas. O cidadão de bem pede essas operações e quem está agindo dentro da lei não precisa temer a abordagem da polícia, que está trabalhando justamente para lhe dar maior segurança”, afirmou.

O diretor operacional do Detran, major Nero Santos, informou que 36 veículos (16 automóveis e 20 motocicletas) e 29 documentos de veículos e de condutores foram apreendidos, a maioria por estar em atraso. Quarenta e oito pessoas foram notificadas por irregularidades.

Abordado em uma das várias barreiras enquanto conduzia sua motocicleta, o universitário e vendedor Alex Lavor, 33 anos, disse que as blitze são necessárias porque ajudam a prevenir crimes e dão a sensação de segurança. “Circulo bastante na cidade por causa do meu trabalho, e quase sempre sou parado nas barreiras. Não me incomodo com isso porque sei que a polícia está combatendo excessos e irregularidades”, disse.

O autônomo Pedro Freitas, 58 anos, foi parado em barreira na zona Leste. Com o carro em dia, disse que não se importava em ser parado. “Ao contrário, fico mais tranquilo porque aqui circula muitas motos, principalmente. E elas são muito usadas em crimes, principalmente roubos e assassinatos”, afirmou.

No domingo, à tarde, Celso André dos Santos, 46 anos, e Milena Alves de Souza, 27, foram presos em flagrante pela Polícia Militar quando tentavam jogar por cima do muro da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa cerca de 500 gramas de pasta-base de cocaína, uma pedra de oxi e 100 gramas de cocaína.

O secretário Vital disse as operações vão continuar para que o sistema de Segurança Pública continue reduzindo os índices de violência e criminalidade na cidade. “Fechamos o ano passado com queda de 26% nas ocorrências. Estamos fazendo todo o esforço para alcançar um resultado ainda melhor em 2013, daí que a população vai ver sempre a polícia na rua”, disse.