No Ciclo de Gestão de Desempenho, a SSP-AM destaca a integração das Forças de Segurança, resultando na redução de indicadores criminais

As ações integradas reduziram crimes, como homicídios e roubos a transporte coletivo, nas zonas oeste e leste de Manaus. (Fotos: Carlos Soares/SSP-AM)

A integração entre as Forças de Segurança foi um fator que contribuiu para que entre janeiro a outubro deste ano Manaus apresentasse queda nos crimes de homicídios, latrocínios, roubos de veículos, residências, comércios, no transporte coletivo, e furtos de veículos. Todos os números foram apresentados nesta quarta-feira (29/11), durante a 20ª edição do Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD) realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

Durante 2023, a SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatísticas de Segurança (Ciesp), realizou nove CGDs. Todos os eventos foram acompanhados por representantes das polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). De acordo com o coordenador do Ciesp, tenente-coronel Rouget Britto, a partir da apresentação dos dados, o gestor pode monitorar e avaliar o desempenho das suas respectivas áreas.

“Cada comandante e cada delegado tem a consciência situacional dos seus indicadores dentro dos seus bairros. Mediante esses números, eles vão avaliar se estão trabalhando com boas práticas e no que podem melhorar. Todos esses dados estão disponíveis para a população, no site da SSP”, afirmou o coordenador.

De acordo com o tenente-coronel Rouget, a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, associada ao trabalho dos profissionais da Polícia Técnico-Científica, tem garantido a redução dos indicadores criminais.

“Essa sinergia dos três órgãos dá um bom resultado. Um exemplo disso é a zona oeste. Ela tem o melhor desempenho das delegacias por procedimento de polícia judiciária, e concomitantemente o desempenho da Polícia Militar. Esse é o segredo do sucesso. Quando temos as forças integradas, temos bons resultados”, afirmou.

Seguindo desempenho semelhante ao da zona oeste, está a zona leste, que pelo segundo ano seguido apresentou reduções nos indicadores criminais. As demais zonas seguem o caminho da redução e apresentaram queda nos principais indicadores criminais monitorados pelo Ciesp.

Em números

O resultado desta integração reflete nas reduções alcançadas em Manaus, entre os meses de janeiro a outubro. Os casos de homicídios, por exemplo, caíram aproximadamente 12%; os roubos de veículos reduziram 21%; roubos aos coletivos, 28%; roubos a estabelecimentos comerciais, 11%; roubos a residências, 32%; e furtos de veículos, 23%.

Para o subcomandante da Polícia Militar (PMAM), coronel Thiago Balbi, os números apresentados pela SSP demonstram o resultado que as Forças de Segurança Pública desempenharam no decorrer do ano nas ruas.

“Essa foi a última reunião do ano e aqui foi demonstrado que estamos no caminho certo. Gostaria de enaltecer o trabalho estatístico e o trabalho de integração que tem sido feito aqui no Amazonas, onde as polícias se integram, conversam, trocam dados e atuam em conjunto buscando a melhoria da segurança pública, onde todos ganham”, afirmou.

Balbi ressaltou, ainda, que as reduções demonstram o compromisso dos policiais militares, civis e peritos criminais com a segurança pública do Amazonas. “Agradeço a iniciativa da Secretaria de Segurança que faz essa reunião integrada com todos e que consegue, em números, demonstrar como tem sido o trabalho e o resultado dos nossos policiais nas ruas”, completou o subcomandante.

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Alessandro Albino, comentou com otimismo os resultados e reforçou que as equipes têm trabalhado com afinco para manter os índices em redução. “Exemplo disso é o delegado Fábio Aly, do 8º DIP (Distrito Integrado de Polícia), que fez um trabalho primordial frente ao DIP, trabalho esse que está mostrando resultado para toda a zona oeste. São boas práticas que podem e devem ser copiadas”, afirmou.