Governo do Amazonas realiza programação especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

O Governo do Amazonas, por meio de vários órgãos estaduais, realiza programação especial nesta semana, para lembrar o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado na próxima quinta-feira, 8 de março. A programação nas áreas de segurança, saúde e educação iniciaram nesta segunda-feira (05/03) e vão até a sexta-feira (09/03).

Na área de segurança pública, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), deu início nesta segunda-feira à 6ª Edição da Semana da Mulher, que vai até 9 de março, com programação das 8h às 14, no prédio da delegacia, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, conjunto Eldorado, bairro Parque Dez de Novembro, na zona centro-sul de Manaus.

De acordo com a titular da DECCM, Débora Mafra, a programação inclui atendimentos psicossocial, pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), e jurídico, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Comissão OAB-Mulher, acadêmicos da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Sindicato dos Escrivães e Investigadores da Policia Civil do Estado do Amazonas (Sindeipol-AM) e Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM).

Na terça-feira (06/03), das 8h às 12h, uma equipe do programa Bolsa Família, mantido pelo Governo Federal, vai realizar cadastros e divulgar informações acerca do benefício. No dia 9 de março haverá emissão de Registro Geral (RG) pela equipe da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Carreta da mulher – Uma carreata da mulher, posicionada nas dependências da DECCM, iniciou atendimento na última quarta-feira (28/02) e segue até o dia 7 (quarta-feira) de março, onde estão sendo realizadas ultrassons de abdômen total, abdômen superior, tireoide, vias urinárias, mamografia, transvaginal, obstétrica e preventivo ao público feminino, além da realização de ultrassom da próstata aos homens. Os serviços foram disponibilizados a partir de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Saúde – As unidades de Saúde da  Secretaria de Saúde do Estado (Susam) terão programação especial durante a Semana da Mulher, voltada à conscientização do público feminino para os cuidados com a saúde. Na programação estão previstas palestras sobre temas diversos relacionados à saúde da mulher, além da oferta de serviços.

Prevenção de câncer de colo de útero e de mama, infecções sexualmente transmissíveis e maternidade são alguns dos temas da programação, que será executada em policlínicas, fundações de saúde e maternidades.  Haverá atividades voltadas tanto ao público externo quanto aos servidores das unidades.

O objetivo, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Sandra Cavalcante, da Susam, é aproveitar a data para reforçar orientações de prevenção e de cuidados com a saúde. Nas Policlínicas José Lins, Codajás, Gilberto Mestrinho e Cardoso Fontes serão realizados palestras e rodas de conversa sobre câncer de mama e de colo de útero e sobre a importância dos exames de ultrassonografia e preventivo. A Policlínica Antônio Aleixo fará atendimento às mães de crianças com microcefalia, além de atendimento em clínica médica. Já a Policlínica Cardoso Fontes fará testes rápidos de HIV, hepatite B e C. Na unidade também haverá programação de debate no auditório, para discutir cidadania feminina, direitos da mulher, prevenção de violência doméstica e empoderamento feminino.

Autoestima – Algumas unidades prepararam programação para melhorar ainda mais a autoestima das mulheres. Na maternidade Balbina Mestrinho, no dia 8 de março, haverá maquiagem e esmaltação. Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) preparou para o dia 8 de março uma programação dedicada aos cuidados estéticos com pacientes em tratamento, acompanhantes e profissionais da instituição. A expectativa é que cerca de 200 mulheres participem do evento.

Educação – No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, será realizado o programa de encerramento da 5ª campanha “Mulheres Fazem a Diferença na Educação”, com a entrega das doações para a instituição social Lar das Marias, na própria Secretaria de Educação de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), na zona sul de Manaus.

A campanha foi criada pela Gerência de Promoção e Valoração do Servidor da Seduc. O objetivo foi arrecadar donativos, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e roupas para a Associação de Apoio às Mulheres Portadoras de Câncer – Lar das Marias, localizada na rua Wenceslau Brás, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Interior – No município de Tefé (a 522 de quilômetros de Manaus), a programação em reconhecimento ao Dia Internacional das Mulheres será realizada no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A Universidade sediará o evento “8M, Nenhuma a Menos!”, em busca de garantir uma formação cidadã dentro da ótica dos direitos humanos, da diversidade e da educação não sexista.  A programação será realizada de 5 a 8 de março, a partir das 8h, no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), localizado na Estrada do Bexiga, s/n, Jerusalém.

De acordo com uma das responsáveis pela programação, a professora e doutora Rita de Cássia Fraga Machado, o evento procura atender os ‘pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) bem como em uma educação feminista anti-sexista’.

A programação inclui mostra de cinema com filmes e documentários sobre a temática e/ou diretoras mulheres, leitura de poemas, trechos de livros, estatísticas e músicas, caminhada no dia internacional da mulher, palestras sobre os direitos das mulheres e direitos humanos, relacionamentos abusivos, mulheres e ciência entre outras.

E, para finalizar a programação, será realizada a caminhada: ‘Eu paro! 8 de Março’ com saída às 17h do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), passando pela UEA e dirigindo a Praça do Boto onde haverá uma Aula sobre: ‘Porque nenhuma a menos’. A coordenação do evento sugere que os participantes se vistam de preto com um laço lilás simbolizando a luta.