DERFV deflagra operação e prendem criminosos com drogas e armas

Coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro.
(Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), deflagraram ação policial, ao longo de quarta-feira (23/06), com o apoio da Força Nacional de Segurança, que resultou nas prisões de Damião da Silva Costa, Jonathan Moncis Cardenas, Lucas Muller de Souza, Osvaldo Currillos Ribadeneira, e Robson Ferreira Charles Júnior, de idades não informadas, pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse ilegal de arma de fogo e receptação de veículo roubado. A ação policial ocorreu nos bairros Planalto e Dom Pedro, na zona centro-oeste da capital.

Ainda durante a operação, foram presos, em flagrante, Ozival Santos da Silva, e Stanley Serrão Moreira, ambos de 28 anos, por montarem um esquema de estelionato envolvendo a compra e venda de veículos automotores. A prisão ocorreu no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral (DG), no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Tarson Yuri Soares, ressaltou o êxito em mais uma ação deflagrada pela DERFV e parabenizou o trabalho da equipe policial.

“Mais uma vez temos o privilégio de prestigiar o trabalho da DERFV, que conseguiu deflagrar mais uma ação exitosa no combate à criminalidade, com o apoio da Força Nacional de Segurança. Ressalto que o trabalho da Polícia Civil não para, e estamos aqui sempre atuantes”, destacou o delegado.

Na ocasião, o delegado Tiago Barreto, coordenador de operação da Polícia Judiciária da Força Nacional no Amazonas, ressaltou o emprego da Força Nacional de Segurança em apoio às instituições do Estado, e informou que os dados estatísticos mostram que a criminalidade vem diminuindo com o decorrer das ações.

De acordo com o delegado Aldeney Goes, titular da DERFV, durante a operação, foi realizada uma abordagem, por volta de meio-dia, a um veículo de modelo Fiat Toro, onde estavam Damião, Jonathan, Lucas, Osvaldo e Robson. O veículo em questão possuía claros sinais de adulteração veicular, e em seu interior havia ainda alguns tabletes de substância entorpecente e um carregador de pistola.

“Após conversa com os indivíduos, eles relataram que o restante do material estava armazenado em uma casa na rua Agenor Nobre, bairro Planalto. Com base nas informações, nós nos deslocamos até a casa e verificamos que havia um veículo modelo Honda Civic e apreendemos as drogas, além de mais duas pistolas que estavam aos cuidados dos indivíduos”, explicou Goes.

Delegado Aldeney Goes, titular da DERFV.
(Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Em continuidade aos trabalhos, os policiais foram até um depósito de entorpecentes que pertencia ao grupo criminoso no bairro Dom Pedro, naquela mesma zona da cidade, e localizaram mais uma grande quantidade de entorpecentes. “No total apreendemos dois veículos com suspeita de adulteração veicular, duas pistolas com munição e mais de cem tabletes de drogas que seriam distribuídos em Manaus e em outros estados”, detalhou o titular da DERFV.

Ainda durante a operação, uma dupla composta por dois empresários, identificados como Ozival e Stanley, foi presa em flagrante, por montar um esquema de estelionato envolvendo a compra e venda de veículos automotores. As prisões ocorreram no bairro Cidade de Deus.

“Em relação a esse caso, eles praticam golpes em vários estados brasileiros. Eles atuam forjando um suposto prêmio e, para a entrega dele, os infratores solicitam fotos das vítimas juntamente com um documento de identidade. Algumas instituições financeiras autorizam transações quando o cliente envia a foto com o documento, e assim esses estelionatários realizam financiamentos em nome dessas vítimas”, finalizou o delegado.

Procedimentos

Damião, Jonathan, Lucas, Osvaldo e Robson irão responder por tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse ilegal de arma de fogo e receptação de veículo roubado. Já Ozival e Stanley foram autuados por estelionato de veículos.

Ao término dos trâmites cabíveis, eles serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde permanecerão à disposição da Justiça.