Dois homens são presos durante Operação Jejuardes no bairro Presidente Vargas nesta terça-feira

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou,  no fim da tarde desta terça-feira (13/03), a Operação Jejuardes no bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus. Equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) fizeram incursões em diversos pontos do bairro e cumpriram seis mandados de prisão, busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas. Dois homens foram presos durante a operação.

Com a coordenação do vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a Operação Jejuardes é feita com base em levantamento prévio do setor de inteligência, investigações da Polícia Civil e trabalho de campo de policiais militares. Com drones, a área do Presidente Vargas foi previamente mapeada para identificação das dificuldades geográficas do lugar, que é entrecortado por igarapés, e repleto de becos e vielas inacessíveis por carro. A Operação seguirá até a Páscoa, alcançando diversos bairros.

Foram cumpridos dois mandados de prisão nesta terça-feira no bairro Presidente Vargas. Audinei Pinheiro da Costa, 26, tinha um mandado em aberto por tráfico de drogas e foi preso em casa. Ele já tinha duas passagens na polícia pelo mesmo crime e uma por receptação. Foragido do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, Mauro Ramos da Costa, 32, foi recapturado durante a Operação. Segundo a polícia, o homem respondia a dois processos por furto e estava foragido desde setembro do ano passado. A dupla foi encaminhada ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Praça 14, zona sul, para os procedimentos legais.

Medidas para coibir assaltos a ônibus – Envolvendo um efetivo de cerca de 200 policiais, a Operação Jejuardes também fez incursões no Terminal de Integração 1 (T1), na Avenida Constantino Nery, e Terminal de Integração 2 (T2), na Cachoeirinha, zona sul, por onde milhares de manauaras fazem a baldeação dos ônibus de transporte coletivo na capital.

Acompanhado do Comandante-Geral da PM, Coronel David Brandão, e do Delegado-Geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, o titular da SSP anunciou que vai intensificar o trabalho policial para prender quadrilhas especializadas em assaltos a coletivos. “A marginalidade muda seu modo de atuar e a polícia tem que ir trabalhando de forma intensificada para combater o crime. Essa nossa atuação com a polícia civil e militar em campo coletando informações nos dá a base para atuar e coibir a atuação desses marginais”, disse.

Policiais à paisana serão empregados nesse trabalho de combate aos assaltos. Além disso, haverá o reforço das Operações Catraca e Rota Segura, exclusivas para a fiscalização de ônibus do transporte coletivo, alternativos e das rotas que fazem o transporte de funcionários do Polo Industrial de Manaus.

FOTOS: Bruno Zanardo / Secom