SSP-AM e peritos fazem reunião conciliatória

Nesta sexta-feira (17/05), na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), na zona centro-oeste de Manaus, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e os peritos representados pelo sindicato da categoria fizeram uma reunião conciliatória.

De acordo com o secretário de Segurança, Coronel Louismar Bonates, além de importante, a reunião foi esclarecedora. “Foi provado que várias reivindicações não podem se atribuídas a esta administração e ficou claro para o Ministério Público que o governo atual está preocupado em resolver os problemas”, disse.

Ainda conforme Bonates, a Secretaria está estabelecendo ações para resolver problemas no curto, médio e longo prazo. “Várias reivindicações são previstas em lei, mas governos passados não fizeram. Nós vamos fazer, até porque entendemos que o trabalho da perícia é de fundamental importância para a elucidação dos fatos. A ideia é comprar materiais para a perícia desenvolver bem o seu trabalho”, explicou o secretário.

Além do secretário da SSP-AM e representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Sinpoeam), participaram da reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Lin Hung Cha, os diretores do Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Identificação e Instituto de Criminalística, e promotores do MP-AM.

Durante o encontro, os promotores ouviram as reivindicações dos peritos acerca dos Institutos subordinados ao DPTC e o posicionamento de cada diretor, bem como do secretário de Segurança e delegado-geral. Novas reuniões estão previstas.

Investimentos – Em 2019, mais de R$ 1 milhão serão destinados a equipamentos e insumos para os órgãos que compõem o DPTC. O recurso é do orçamento próprio da SSP-AM e os itens serão adquiridos por meio de processo licitatório já em curso.

A SSP-AM mantém o abastecimento regular de insumos e produtos dos institutos e vai fazer a compra emergencial, para renovação de estoque, de itens de insumos e equipamentos de proteção individual, assim como a manutenção e/ou substituição de equipamentos que apresentaram problemas na última semana, no IML.

Diversas medidas de melhorias na área foram adotadas, como reparos nos telhados e na subestação elétrica do IML e inclusão de novos veículos para o trabalho de remoção de cadáver, por exemplo.

Há outras ações em execução e planejamento. É o caso da aquisição de exaustores novos para o Instituto Médico Legal, conserto do aparelho de raio-x e estudo para a aquisição de novos equipamentos, aquisição de kits de necrópsia, entre outros.

Fotos: Erikson Andrade / SSPAM