Polícia Militar apreende condutor de canoa com madeiras serradas no rio Negro

Equipe de plantão do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), do Comando de Policiamento Ambiental  (CPAmb) da Polícia Militar, deteve nesta quarta-feira (03/06), por volta de 1h, uma canoa com motor rabeta que conduzia carga de madeiras serradas nas proximidades da Ponte Rio Negro, zona oeste de Manaus.

Ao abordar a embarcação, os policiais perceberam a carga dividida em blocos e pranchas, somando aproximadamente 13 metros cúbicos de madeira serrada. (Divulgação/PMAM).

Segundo os policiais do BPAmb, a equipe estava em patrulhamento na região da ponte quando visualizou a canoa e se aproximou para verificação. Ao abordar a embarcação, os policiais perceberam a carga dividida em blocos e pranchas, somando aproximadamente 13 metros cúbicos de madeira serrada.

Ao ser questionado sobre o material, o condutor da canoa nada soube ou quis responder, e também não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para atestar a conformidade legal da carga transportada.

Diante das evidências, o condutor da canoa foi encaminhado para a 2ª Companhia Fluvial, onde passou por perícia e, em seguida, foi entregue no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), junto com o carregamento e enquadrado por transporte ilegal de madeira.

O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) alerta que todo aquele que vende, transporta, guarda ou expõe a venda materiais retirados ilegalmente do meio ambiente, comete crime ambiental e fica sujeito às penalidades da lei.