Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva de “Chacal”

Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Paulo Martins, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), falou, na tarde desta quinta-feira (17/01), durante coletiva de imprensa realizada às 14h30, no prédio da unidade policial, sobre o cumprimento de mandado de prisão preventiva em nome de Walcicley de Souza Fernandes, 20, conhecido como “Chacal”. Ele é suspeito do homicídio de Ítalo Bruno Figueiredo Rodrigues, de 21 anos.

O crime aconteceu na manhã do dia 6 de dezembro de 2018, por volta das 11h30, na rua Humberto de Campos, bairro São Jorge, zona oeste da cidade. Na ocasião, a vítima estava passeando de moto com a companheira quando Walcicley, que estava na garupa de uma outra motocicleta, pilotada por um comparsa ainda não identificado pela polícia, aproximou-se de Ítalo e efetuou disparos de arma de fogo que ocasionaram o óbito da vítima.

Martins informou que Walcicley foi preso por policiais militares da Força Tática na madrugada desta quinta-feira (17/01), por volta de meia-noite, no bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus.

“No momento da abordagem, ele reagiu e acabou sendo atingido na perna por um disparo de arma de fogo. Com o infrator, foi apreendida uma pistola nove milímetros, contendo 15 munições do mesmo calibre. Após ter recebido atendimento médico por conta do ferimento, o jovem foi conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP)”, explicou.

De acordo com o titular da DEHS, ainda na manhã desta quinta-feira (17/01), quando a equipe da especializada tomou conhecimento da situação, já havia sido representado à Justiça o pedido de prisão preventiva por homicídio em nome de Walcicley. O documento foi expedido no dia 15 de janeiro deste ano, pela juíza Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, no Plantão Criminal.

Motivação – “Nós trouxemos Walcicley para a DEHS, onde ele confessou que executou Ítalo por conta de um desentendimento. O pai do infrator e a mãe da vítima tiveram uma discussão relacionada a um pedaço de terreno, no bairro são Jorge, zona oeste da capital. Então, Ítalo ameaçou de morte o pai de ‘Chacal’. O infrator, tomando as dores do pai, foi atrás de Ítalo. Dessa forma, encontrou a vítima em outra motocicleta e efetuou vários disparos de arma de fogo”, esclareceu Paulo Martins.

Em investigação – O titular da DEHS afirmou, ainda, que “Chacal” está sendo investigado por envolvimento na morte de Wesley Johny Marinho Moraes, ocorrida na noite de quarta-feira (16/01), às 19h40, em um bar situado na rua Cariri, antiga rua Dois, primeira etapa do bairro Alvorada, zona centro-oeste da cidade. Na ocasião, outros dois indivíduos ficaram feridos. Wesley Johny tinha 25 anos.

“Ele está sendo investigado por outros homicídios. Tem vários registros de ocorrência aqui na delegacia e acabamos de ter certeza de que a maioria dos crimes que ele está envolvido é procedente do tráfico de drogas. ‘Chacal’ responde a dois procedimentos por tráficos de drogas e um por receptação de carro roubado. Ele é considerado soldado e pistoleiro de uma facção criminosa que atua no Estado, por isso sempre era recrutado para cometer homicídios”, concluiu a autoridade policial.

Indiciamento – Walcicley foi indiciado por homicídio qualificado. Ele também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul de Manaus, ele será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no quilômetro oito da rodovia federal BR-174, onde ficará à disposição da Justiça.

FOTOS: ERLON RODRIGUES/PC-AM