Operação ‘Proximidade’ intensifica presenças das polícias em bairros com maior índice de crimes

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deu continuidade, neste final de semana, desde a última sexta-feira (29), a operação ‘Proximidade’, ação a qual os órgãos do Sistema (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito) intensificam o policiamento ostensivo e ações de fiscalização nos bairros considerados áreas com maior exposição de risco. As ações contam com reforço de 1.200 policiais, entre civis e militares, no período de 24h.

De sexta até este domingo, os homicídios na cidade reduziram cerca de 25%, comparado ao mesmo período de 2015 e cinco pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão, por homicídio e tráfico de drogas. O balanço geral será apresentado nesta segunda-feira pelos órgãos.  “Na primeira edição da operação, conseguimos reduzir o índice dos crimes nos bairros e, o mais importante: os moradores nos deram um retorno gratificante para o trabalho da segurança. A segunda fase da operação vem para fortalecer a atuação dos órgãos do sistema e intensificar a presença das polícias”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Como na primeira operação, a Policia Civil iniciou o reforço no policiamento no período das 8h às 18h, policiais que atuam na SSP-AM das 18h às 00h, e a Polícia Militar, além do policiamento convencional, dá o reforço no policiamento no período da madrugada.

Sharon Marques Assessoria SSP-AM

Neste sábado, a PM realizou quase 8 mil abordagens, sendo: 5.469 a pessoas, 1.216 a veículos, 1.009 a motos, 102 ônibus e 56 a bares e similares. No mesmo período, 15 flagrantes foram conduzidos aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), dois Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) lavrados e um carro apreendido.

Equipes da Polícia Civil do Amazonas de 8h às 18h,  realizaram incursões em becos e vielas nas localidades, além de montagem de barreiras fixas e itinerantes nas principais ruas e avenidas dos bairros. Foram feitas vistorias em carros, motocicletas e ônibus, com intuito também de orientar os passageiros dos coletivos com medidas de segurança e coibir assaltos a coletivos.

Sharon Marques Assessoria SSP-AM

No período da SSP-AM, três pessoas foram presas em flagrante, entre elas, Joabe Oliveira, 23, pelo crime de roubo tentado a um ônibus do transporte coletivo, no bairro Colônia Terra Nova. Ele foi conduzido ao 15º Distrito Integrado de Polícia para os procedimentos.

Também no sábado, as equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) apreenderam 56 veículos (50 motos e seis carros) e registraram 63 autos de infração, a maioria por documentação irregular ou por falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, seis CNHs também foram apreendidas.

‘Proximidade’ – A primeira fase da operação ‘Proximidade’ foi deflagrada nos dias 22, 23 e 24 de janeiro. As ações de segurança integrada fazem parte de uma nova estratégia da SSP-AM para combater à violência urbana por meio de incursões e fiscalizações dos órgãos do sistema, em bairros da zona Norte. Nos três dias que seguiram a operação, foi apontada pela SSP-AM, a queda nos índices de crimes. Os homicídios reduziram 34% (oito até a meia noite, contra 12 no mesmo período do ano passado) e os registros de crimes no geral (latrocínio, lesão corporal, violência doméstica, furto e roubo) caíram 24%, resultando na redução geral de 300 ocorrências, comparado ao mesmo período do ano passado.