Mais de 90% dos amazonenses aprovam ações da Base Arpão

Uma pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostrou mais de 92% de aprovação da população em relação à atuação da Base Fluvial Arpão, inaugurada há pouco mais de um mês para operações policiais no rio Solimões, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Lançada pelo governador Wilson Lima para combater o narcotráfico, a pirataria e os crimes ambientais na região do rio Solimões, a Base Fluvial Arpão completa seu primeiro mês de atuação em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)

Durante a pesquisa com pessoas nas imediações da Feira da Manaus Moderna e do Porto de Manaus, no dia 27 de agosto, das 440 pessoas ouvidas, 325 (73,86%) consideraram a atuação do instrumento de combate ao crime, narcotráfico e biopirataria, nos rios do Amazonas, como ótima. Outras 81 pessoas (18,41%) classificaram a atuação como boa.

Entre as perguntas feitas no formulário da pesquisa, houve destaque para o tratamento dos agentes de segurança durante as abordagens para com os cidadãos que utilizam o transporte fluvial e as denúncias de biopirataria nas áreas dos municípios de Codajás, Japurá e Maraã.

Base Arpão

Lançada pelo governador Wilson Lima para combater o narcotráfico, a pirataria e os crimes ambientais na região do rio Solimões, a Base Fluvial Arpão completa seu primeiro mês de atuação em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Nesse período, os policiais prenderam 27 infratores e três adolescentes e efetuaram apreensões de entorpecentes e crimes ambientais que totalizam prejuízo de mais de R$ 4,2 milhões ao crime organizado.

Projeto inédito criado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a base conta com um efetivo de policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães, militares dos batalhões especializados da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Federal, perícia criminal, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).