Ação coordenada pela SSP-AM prende traficantes com 200 quilos de droga

Foto: Divulgação SSP-AM
Foto: Divulgação SSP-AM

Cerca de 200 quilos de maconha (skank) e cocaína foram apreendidos na tarde desta segunda-feira (8), por volta das 15h, em uma casa no Conjunto Hiléia, zona Centro-Oeste, durante operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio das Secretarias-Executivas-Adjuntas de Inteligência (Seai) e de Operações (Seaop).

Foto: Divulgação SSP-AM
Foto: Divulgação SSP-AM

Na ação, que contou com apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil, três traficantes foram presos: Silvio Cavalcante Brito, Janderson Carneiro Nascimento e Jobson Paulo Olavo, que já respondem por tráfico de drogas. Eles foram levados para o 17º DIP para o procedimento de flagrante.

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, destacou que é a segunda grande apreensão de drogas em apenas dois dias. No último sábado, a Seai, com apoio da Polícia Civil, também apreendeu mais 200 quilos, somando o acumulado de, aproximadamente, 2,7 toneladas de droga desde janeiro deste ano, um recorde para o período. “Um esforço conjunto que está sendo feito para intensificar o combate ao tráfico de drogas, um crime que causa grandes mazelas sociais e é motivador da maioria dos homicídios registrados no Amazonas”, destacou.

Segundo a SSP-AM, moradores das proximidades denunciaram, por meio do 181 (Disque-Denúncia) a movimentação suspeita na casa onde a droga foi apreendida, na rua 14. A ação dos traficantes passou a ser monitorada pelos policiais durante o dia e após verificação foi constatado que o local funcionava como um ‘laboratório de drogas’, onde o material era manipulado para ser distribuído em diversos pontos da cidade nesta segunda-feira.

A droga estava separada em 93 pacotes de Skank e 67 pacotes de cocaína, que estavam na sala e no quarto dos fundos da casa, que pertencia a um dos presos. Com eles, também foi apreendido um fuzil, três munições calibre 762 e um veículo Honda Civic. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil acompanhou pelo helicóptero a movimentação dos traficantes na residência, momentos antes da abordagem.

Foto: Divulgação SSP-AM
Foto: Divulgação SSP-AM

Sábado

No último sábado, operação coordenada pela Seai resultou na prisão de três traficantes com aproximadamente 200 quilos de droga (skank) na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus, durante operação que contou com apoio da Polícia Civil, por meio do Grupo Fera e Grupamento de Operações Aéreas (GOA), que, do alto, auxiliou a prisão dos suspeitos pelo helicóptero.

Na ação foram presos: Janderclei de Souza Ramos, José Mateus da Costa Vieira e Adenias Terêncio da Silva. José Mateus, conhecido como ‘Sapo’, de acordo com a Seai, era considerado um dos maiores traficantes do bairro Mauazinho e visto pela população como um dos bandidos mais violentos da área. Investigações apontam José Mateus com o envolvimento em diversos assassinatos de facções rivais e ações violentas na comunidade. Os demais atuavam com ele e também já respondiam por tráfico. Contra José Mateus, a Justiça já havia expedido mandado de prisão.