Trio suspeito de furtos nas paradas de ônibus é conduzido ao 1º DIP

(Foto: Acervo/SSP-AM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conduziu à delegacia três homens suspeitos de integrar um bando, que praticava furtos em passageiros nas paradas de ônibus da avenida Epaminondas, no bairro Centro, zona sul de Manaus.

Após denúncia anônima apontando o modo de atuação dos suspeitos, recebida na tarde de terça-feira (27/08), as equipes foram até o local e identificaram o bando. Após uma confusão no ônibus, os suspeitos foram levados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas a vítima preferiu não registrar ocorrência.

A abordagem faz parte da ação Pronta Resposta, criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), para maior celeridade na apuração de denúncias da população ao serviço 181, o disque-denúncia oficial.

De acordo com relatos dos policiais, os indivíduos estavam realizando furtos nas paradas de ônibus localizadas na avenida Epaminondas, nas proximidades do Colégio Militar de Manaus. A ação dos infratores acontecia no momento da entrada dos passageiros nos coletivos.

Após receberem as informações, os policiais montaram uma vigilância operacional no local e verificaram que o trio, com idades entre 40 e 52 anos, subia e descia dos coletivos em várias ocasiões. Em uma delas, houve uma confusão com um passageiro e o trio passou a agredi-lo. Foi então que as equipes efetuaram a detenção dos suspeitos e a condução ao 1º DIP. Entretanto, a vítima não quis registrar ocorrência.

Consta no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) que dois dos infratores têm passagens pelos crimes de roubo, furto, receptação, ameaça e falsa identidade.

Denúncias

Com a ação Pronta Resposta, o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, amplia a verificação de denúncias feitas pela população aos serviços do órgão pelo telefone 181 ou pelo site da SSP, no www.ssp.am.gov.br.

O disque-denúncia 181 funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, em todo o estado. As ligações são gratuitas e sigilosas.

Outra forma de repassar informações é por meio do site da SSP, no www.ssp.am.gov.br. No serviço de mensagem, o cidadão deve relatar o nome da rua, bairro e número do local onde ocorreu o crime. Se possível, fornecendo nome ou apelido de pessoas suspeitas de atividades criminosas. Pode ainda adicionar fotografias e vídeos na denúncia, que também é sigilosa.

Para acionamentos emergenciais da polícia, a população deve ligar para o 190.