SSP intensifica operação Manaus Segura e melhora resultado no combate à criminalidade
Todas as 30 companhias interativas comunitárias (Cicom) da Polícia Militar que atuam no programa Ronda no Bairro iniciaram nesta quarta-feira, 6, blitze nas principais ruas e avenidas de Manaus para coibir casos de roubos, tráfico de drogas e recuperação de veículos roubados. A ação faz da parte da operação Manaus Segura, lançada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em 16 de julho.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a operação está sendo intensificada com maior presença da Polícia Militar nas ruas. Ele apresentou à imprensa dados estatísticos apontando redução de crimes na capital a partir da operação.
Vital afirmou que 70 armas de fogo foram apreendidas nas blitze e abordagens de rua, além de 23 prisões de suspeitos em carros roubados ou furtados, como apontam estatísticas do Centro Integrado de Operações (Ciops).
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, disse que mais viaturas estão sendo empregadas nas ruas e mais barreiras são montadas.
A Polícia Civil aponta aumento da produtividade a partir da maior agilidade na atuação das delegacias especializadas, com a retirada de circulação de quadrilhas e suspeitos de crimes, de acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Emerson Negreiros. “Nosso percentual de solução de crimes mais que dobrou no caso de homicídios”, disse.
A produtividade do sistema de Segurança Pública divulgado pela SSP-AM mostra que em julho foram registradas 1.323 prisões e detenções e apreensão de 119 adolescentes infratores. A Polícia Militar encaminhou 1.215 ocorrências aos distritos integrados de Polícia (DIP).