SSP determina envio de reforços a Caapiranga
Reforços da Polícia Militar e Polícia Civil foram enviados a Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus) no início da noite desta quarta-feira (22/08) para conter ações de depredação do patrimônio público e tentativa de invasão a 32ª Delegacia Especializada de Polícia da cidade. A agitação ao redor da unidade policial começou após a informação da transferência, para Manacapuru, de Osiane Mendes Lopes e Reginaldo Pereira dos Santos Júnior, que estavam presos desde a madrugada sob a suspeita de envolvimento em um homicídio.
Desde segunda-feira, Cosmo Dantas Mendes está desaparecido e, segundo denúncias e investigações da polícia, os dois presos são suspeitos da execução do rival. Até o momento, o corpo não foi localizado. De acordo com a Polícia Civil local, os três têm diversas passagens pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas, porte de arma de fogo e homicídio. Osiane, vulgo ‘Pingo’, fazia parte do mesmo grupo criminoso de Cosmo, conforme informações preliminares. Mas estavam rompidos.
À noite, a situação foi controlada com a dispersão da população pelas tropas do reforço policial. A Força Tática de Manacapuru, além de policiais civis e PMs de Manaus foram enviados, seguindo determinação do secretário de segurança, Coronel Anézio Paiva.
Por telefone, o delegado titular de Caapiranga, Sinval Souza, informou que a unidade foi completamente depredada e que uma viatura da PM e outra da PC também foram danificadas. Segundo o delegado, a ação foi comandada por comparsas e familiares dos três infratores envolvidos no caso. O desaparecimento é um caso de repercussão na cidade e a notícia da transferência dos presos levou dezenas de curiosos para frente da delegacia. Infratores armados com espingardas atiraram contra a unidade policial quando o tumulto popular começou.
O delegado Sinval foi ferido por um tiro de raspão na cabeça, e passa bem. O promotor da cidade, que acompanhava o caso na delegacia e negociava com familiares dos presos a remoção, levou uma pedrada na cabeça.
O Secretário de Segurança Pública, Coronel Anézio Paiva, determinou apuração rigorosa do episódio para identificar e prender os envolvidos na ação criminosa. Reforços policiais permanecerão na cidade e um efetivo do Grupo Fera e do Comando de Policiamento Especializado da PM também chegou a cidade, no fim da noite, para o restabelecimento da ordem.
A unidade de saúde de Caapiranga confirma um óbito e nove feridos. Dos feridos, quatro homens receberam alta após atendimento na cidade, outros três homens e uma mulher foram transferidos para o Hospital de Manacapuru. Um homem, com ferimento grave no crânio, foi trazido para o Hospital João Lúcio, em Manaus. As informações foram confirmadas pela Susam.
Vitima fatal:
Carlos Paulo Lima Pereira
Pacientes atendidos e liberados:
Osmar Macena de Matos
Ozenir Marques Loureiro
Wendeli Martins Pereira
Raimundo Damião da Silva
Encaminhados para Hospital de Manacapuru:
Davi Matheus M. Encarnação
Renan Reis Martins
Maria Dulcinete Dias de Lima
Jeová Moraes de Lima
Encaminhado para HPS João Lúcio
Jeilson Firmino de Castro