SSP-AM vai mapear violência e assédio de criminosos em escolas de Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está mapeando casos de violência, tráfico de drogas e possível assédio de criminosos a estudantes nas proximidades de escolas estaduais da capital amazonense. Desde a semana passada, em um trabalho feito sob a liderança do vice-governador Bosco Saraiva, policiais e técnicos do Departamento de Prevenção à Violência da SSP e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) percorrem unidades de ensino para captar informações. No fim da tarde desta sexta-feira (11/05), uma operação ostensiva foi realizada em escolas da zona oeste.

Em março, a SSP-AM fez um trabalho concentrado em escolas consideradas críticas na área de segurança. Investigações conduzidas pela Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) culminaram na prisão de cinco pessoas, em diversos bairros, que vendiam drogas nas vizinhanças de escolas, inclusive a estudantes. Dessa ação surgiu o programa Prevenção e Segurança nas Escolas, que está em fase piloto na Escola Senador Manuel Severiano Nunes, no Alvorada, zona centro-oeste.

Segundo o vice-governador, em conjunto, as áreas de segurança e educação vão identificar casos dentro das escolas, atividades ilícitas nas redondezas e ameaças, com foco na prevenção e repressão dos casos. “Estamos combinando as informações, prospectando o que está no entorno das escolas e, evidentemente, saber o que está ameaçando o bom funcionamento das escolas, como possivelmente a atuação de traficantes nos arredores. Começaremos pela capital e depois vamos ao interior”, disse.

Nesta sexta-feira, começou por 34 escolas da zona oeste uma ação ostensiva com a presença de viaturas e policiais civis e militares em frente às unidades no horário de saída do turno vespertino e entrada do turno noturno, entre as 16h e 20h. A ideia inicial é que esse trabalho seja feito diariamente, de maneira revezada, entre as regiões da cidade, conforme informou o secretário de segurança Pública, Coronel PM Anézio Paiva.

“A viatura e o policial militar e civil estarão nas escolas acompanhando a entrada e a saída dos alunos, e fazendo uma varredura na região, coibindo o tráfico, a parte de assédio, e também conversar com os gestores. Em cada dia, a operação será em uma zona de Manaus”, afirmou o secretário.

A ação integrada desta sexta-feira envolveu a secretária executiva da SSP-AM, Juliana Tuma, o comandante geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, o delegado geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire, e o secretário de Inteligência, Herbert Lopes.

Indicadores – Neste ano, o número de ocorrências de roubos e furtos nas escolas cresceu 36,3% nos dois primeiros meses do ano, conforme dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp). As ocorrências de furto foram as que tiveram o maior aumento, de 40,26%. Já os casos de roubos tiveram alta de 9,09%.

Já os registros de tráficos de drogas em ambiente escolar mostram uma queda nos últimos anos. Em 2016, foram 10 ocorrências, contra 8 de 2017. Ainda conforme dados dos Sisp, o número de apreensões de armas foi de apenas quatro de 2016 a fevereiro deste ano, sendo duas no ano passado e duas em 2018.

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM