SSP-AM sedia Fórum Regional sobre Análise Criminal na Segurança Pública

Nos dias 17 e 18 de novembro, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) sediou o Fórum Consultivo da Região Norte, evento que reuniu representantes de todos os Estados do norte do país para debater sobre análise criminal na segurança pública.Na ocasião foram eleitos os novos representantes da região e o conselho gestor do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (SINESP) no biênio 2016-2017.
Coordenado pelo SINESP, que faz parte da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP/MJ, o Fórum Consultivo da Região Norte teve como objetivo reunir representantes dos sete estados da Região Norte para debater sobre um quadro geral de como tem sido desenvolvida a análise criminal, as tecnologia empregadas e as metas de avanço de cada Estado.

O presidente do SINESP, Rafael Rodrigues, explicou que o Fórum faz parte do plano de ação do SINESP para dar suporte aos Estados no desenvolvimento dos seus núcleos de segurança. “A ideia é reunir os Estados, ouvir a experiência de cada um e como eles tem trabalhado, para então chegar aos planos de como dar suporte e subsídios para que melhorem cada dia mais o seus núcleos de trabalho”.

A secretária-executiva-adjunta de Inteligência da SSP-AM, Tâmera Maciel, falou da importância de um evento como esse por proporcionar troca de informações e o câmbio de conhecimento entre os Estados. “Essa é uma grande oportunidade para enxergar novas possibilidades. Aqui temos contato com o trabalho que outros Estados estão desenvolvendo e esse câmbio sem dúvida fortalece a nossa inteligência e a nossa segurança, e amplia o nosso olhar para o que pode ser implementado aqui”.
O secretário de segurança pública, Sérgio Fontes, afirmou que o Amazonas está de portas abertas para esse tipo de produção de conhecimento. “A segurança do nosso Estado ganha muito em receber eventos como um fórum como esse que foi realizado. Ter esse debate, esses profissionais e o apoio do SENASP, que leva essas pautas de segurança para o nível nacional é ótimo para nossa área”.

O Fórum também elegeu os novos representantes da região norte no conselho gestor do SINESP para o biênio 2016-2017. Aliete Maria Gabriel Gadelha, do Acre; e Brenno Morais Miranda, do Pará; foram escolhidos para desempenhar a função.