SSP-AM registra maioria dos homicídios relacionados à disputa do tráfico de drogas
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou nesta segunda-feira (22) uma análise das ocorrências criminais registradas neste final de semana e ainda o balanço da Operação Espectro, realizada em áreas da cidade consideradas de alto risco social.
Desde às 18h de sexta-feira, até às 6h de hoje, a SSP-AM registrou 14 homicídios, um caso a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 13 casos (20, 21, 22 e 23 de fevereiro de 2015). Nesse período, foram registradas também 81 prisões em flagrantes em toda a capital, grande parte pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto.
De acordo com a secretária-executiva-adjunta de Inteligência, Tâmera Maciel, dos 14 assassinados, 10 tinham ficha criminal pelo crime de tráfico de drogas, alguns deles, também por homicídio. “Em alguns bairros, como Novo Aleixo, a disputa de traficantes está causando as mortes, quase todos de facções rivais, matando para disputar territórios. Isso também está relacionado com as prisões de lideranças que foram realizadas desde o ano passado e nesse ano”, disse a secretária.
O secretário-executivo de Segurança, Carlos Alberto, ressaltou o grande empenho dos órgãos que atuam de forma integrada no combate aos crimes, principalmente, nos casos de homicídios. “Tivemos a participação das Policias Civil, Militar, Detran e Corpo de Bombeiros, atuando em áreas que precisam de um reordenamento. O Detran, por exemplo, realizou diversas apreensões de motocicletas, tipo de veículo muito usado nos crimes de homicídio”, disse.
Operação Espectro
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de 70% no número de ocorrências nas áreas dos bairros Jorge Teixeira e Novo Aleixo, na zona Leste, onde está sendo desencadeada, desde a última sexta-feira (19), a operação ‘Espectro de Segurança’.
A ação integrada conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e órgãos municipais e tem o objetivo de aumentar o policiamento ostensivo e as ações de prevenção nas áreas consideradas de maior exposição de risco
De sexta-feira até a madrugada desta segunda-feira (22), 1.882 pessoas, 546 motocicletas e 437 carros foram abordados pelas equipes dos órgãos de segurança pública.
O Departamento de Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu 72 veículos em situações irregulares, 117 autos de infrações foram gerados e destes, 54 devido os condutores estarem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 19 por licenciamento em atraso; quatro condutores foram flagrados dirigindo alcoolizados nas áreas onde ocorreu a operação.
Durante os três dias de operação, o Corpo de Bombeiros notificou 19 estabelecimentos comerciais, destes 14 também foram interditados. Todos eles não possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVBC), que certifica que os locais atendem as exigências de segurança contra incêndio e em casos de pânico.
