SSP-AM realiza operação para inibir assaltos a ônibus em três zonas de Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), realizou na noite de domingo (3), operação para coibir assaltos a ônibus do transporte coletivo nos bairros das zonas Oeste (Compensa e Lírio do Vale), Centro-Oeste (Hileia, Redenção, Dom Pedro, Alvorada) e Centro-Sul (Chapada, Nossa Senhora das Graças, Centro). A ação ocorreu de 17h30 até às 22h.

O secretário-executivo-adjunto de Operações Integradas da SSP-AM, Orlando Amaral, explica o objetivo da operação foi reforçar o policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar diariamente, além de fortalecer a presença dos órgãos do Sistema de Segurança Pública nas ruas. “Ações desse tipo tem a função de prevenir o crime. O infrator, percebendo que a polícia está nas ruas, fica inibido a praticar crimes, consequentemente estaremos reduzindo os índices de violência na cidade, aumentando a sensação de segurança da população”, enfatiza.
A operação iniciou por volta das 17h30 na avenida Constatino Nery, onde as equipes policiais realizaram abordagens a pessoas e ônibus nas plataformas e paradas. De lá, seguiram para o Terminal 1 e depois percorreram os pontos de ônibus da avenida Epaminondas até o terminal da Praça da Matriz.
A assistente social, Luiza Cristina, 32, afirmou que a Praça da Matriz faz parte de seu caminho de rotina aos finais de semana, e que a presença da polícia a deixou mais sossegada na volta pra casa. “Vim visitar a minha mãe que mora aqui perto. Decidi voltar um pouco mais cedo pra não ficar perigoso e evitar ficar na parada com pouco movimento. Ver as viaturas me deixou mais tranquila”, revela.

Da área central, as equipes seguiram para os bairros na zona Oeste (Compensa e Lírio do Vale) e Centro-Oeste (Hileia, Redenção, Dom Pedro, Alvorada), onde foram montadas barreiras nas principais vias. Mais de 40 ônibus foram abordados, além de motociclistas, veículos e pessoas em situação considerada suspeita durante toda operação. “É importante enfatizar que nas abordagens, as equipes policiais conversam com os passageiros sobre medidas de segurança”, afirmou o secretário de Operações da SSP-AM.