SSP-AM realiza 12ª Reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na manhã desta quarta-feira (15/03), a 12ª Reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas (CONESPDS). O encontro aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, na zona Centro-Sul de Manaus. Esse foi o 2º encontro do ano, que tem como objetivo discutir e elaborar estratégias de forma integrada para a área de segurança.

A reunião contou com a presença de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Durante a atividade, o conselho discutiu sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública, que foi apresentado pelo Departamento de Planejamento da SSP-AM. Foi colocada em pauta, a prestação de contas sobre os recursos federais que foram recebidos pela SSP-AM, nos anos de 2019 e 2022.

“A cada dois meses a reunião do Conselho é realizada para apresentação de resultados e ações da segurança pública. Reunimos com outros órgãos, pois é importante essa integração para ações e planejamentos futuros. É uma reunião que nos ajuda a formular atividades em prol da população amazonense”, disse o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur.

Após a apresentação, foi realizada uma votação para aprovação da prestação de contas da SSP-AM. Os órgãos representaram a sociedade. A prestação de contas foi aprovada.

A reunião do Conselho Estadual é um espaço onde todos podem contribuir com sugestões, ações e opiniões sobre a segurança pública como um todo, sendo realizada a cada dois meses.

Também foi pauta da reunião, a apresentação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que se destina a articular ações de segurança pública nos estados, por meio de convênios com a União, que repassará recursos para os projetos. O objetivo geral é reinserir na comunidade os jovens e adolescentes de 15 a 24 anos que moram na rua ou são egressos do sistema prisional.

Participantes

Além de pastas da SSP-AM, estiveram presentes na reunião, representantes da Polícia Federal (PF/AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Casa Militar, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).