SSP-AM, Polícia Civil e órgãos integrados apresentam balanço da Operação Virtude

Ao todo, 942 ocorrências foram atendidas ao longo da operação deflagrada no mês de outubro. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentaram, nesta terça-feira (31/10), o balanço da Operação Virtude, voltada ao combate da violência contra a pessoa idosa. Ao todo, foram atendidas 942 ocorrências de crimes contra idosos no Estado, provenientes de denúncias realizadas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da SSP-AM.

As diligências foram realizadas na capital e em municípios do interior do estado pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), e contaram com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), além de outros órgãos que compõe a rede de proteção no Amazonas.

Durante coletiva de imprensa na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), bairro Petrópolis, zona sul, o secretário de Segurança, Vinícius Almeida, parabenizou o trabalho de integração realizado por todas as equipes envolvidas na Operação Virtude.

Almeida destacou que esta foi uma demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e o Amazonas se integrou ao restante do Brasil para atender as ocorrências de violência contra idosos.

“O principal fator é sensibilizar a população sobre a importância do atendimento à pessoa idosa. Contamos com a colaboração da imprensa e da sociedade, pois muitas vezes essas pessoas acabam não sendo enxergadas e, principalmente, não tendo seus direitos garantidos”, enfatizou o secretário.

Segundo a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, que atuou diretamente na operação, as diligências policiais totalizaram 942 atendimentos de denúncias apuradas. Além disso, foram contabilizados 356 registros de Boletins de Ocorrências (BOs), 828 visitas a residências de vítimas, 51 medidas protetivas de urgência solicitadas e 37 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) assinados.

Ainda conforme a autoridade policial, foram realizadas sete prisões em flagrante, outras três pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais; 194 procedimentos foram instaurados; e uma vítima em situação de maus-tratos foi resgatada.

“Além disso, realizamos 186 ações educativas que alcançaram quase 20 mil pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, porque trabalhar violência contra a pessoa idosa é entender que deve ser um trabalho que deve ser realizado com todos”, pontuou Andréa Nascimento.

A titular da DECCI esclareceu que, até o momento, foram contabilizados os dados de Manaus e dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Parintins e Rio Preto da Eva. Já os demais estão com os dados sendo consolidados.

Delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI. Foto: Erlon Rodrigues/SSP-AM

O promotor de Justiça, Mirtil Fernandes, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), ressaltou que a operação impactou de forma positiva como um todo para a sociedade. Ele informou que o Ministério Público realizou diversas palestras durante toda a ação, com o objetivo de conscientizar sobre os direitos da pessoa idosa.

“O idoso sofre muita negligência familiar, violência institucional por alguns órgãos, geralmente no quesito saúde, é o que temos maior índice de reclamações no MP-AM, além das violências sexual e financeira”, frisou Fernandes.

Na ocasião, a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, comentou que a pasta conta com uma secretaria exclusiva que cuida dos direitos da pessoa idosa, a Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), e as ações foram intensificadas durante a Virtude.

Jussara destacou também que o Governo do Amazonas abriu um Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) no Pronto Atendimento Cidadão (PAC) localizado nas dependências do Shopping Manaus ViaNorte, e vai inaugurar o PAC Leste no bairro São José Operário e reativar o do bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

Titular da Sejusc, Jussara Pedrosa. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM