SSP-AM inicia ciclo de palestras sobre prevenção às drogas no Jorge Teixeira
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou nesta segunda-feira (26), na escola Estadual Professor Vasco Vaques, localizada no bairro do Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, as atividades do segundo eixo do projeto “Crack, é possível vencer”, o Eixo Prevenção. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras com intuito de disseminar informações e orientações sobre crack e outras drogas. A expectativa é atender cerca de 5 mil pessoas até o final deste ano no bairro Jorge Teixeira, local escolhido para aplicação do projeto.
O projeto, do Governo Federal, com adesão do Governo do Estado, por meio da SSP-AM, tem como objetivo a redução dos índices de consumo de drogas em geral, com aplicação dos eixos Autoridade, Prevenção e Cuidado. A implementação do programa iniciou na semana passada pelo Eixo Autoridade, por meio de operações de combate às drogas.
O lançamento do programa está previsto para acontecer na próxima semana, junto com as atividades do Eixo Cuidado, que visa oferecer aos grupos de risco apoio em todas as suas necessidades.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, a iniciativa tem a finalidade de ampliar as atividades de prevenção. “Manaus não possui registro de uso de crack, mas o objetivo é a prevenção. Com informação à comunidade em geral, orientando adolescentes, os pais e a família, a gente consegue prevenir o uso das drogas e seus efeitos nocivos à sociedade”, afirmou.
Até a próxima quarta-feira (28), cerca de 1.800 alunos, com faixa etária de 13 a 18 anos, da escola Vasco Vasques, receberão informações e orientações sobre crack e outras drogas, por meio de palestras como “Noções Gerais de Parte Criminal do Estatuto da Criança e do adolescente”, a ser ministrada pela Delegada Osmara Correa. No decorrer do ano, outras atividades do Eixo Prevenção serão realizadas no bairro Jorge Teixeira.
Participam do ciclo de palestras: Conselho do Idoso, Corpo de Bombeiros, Ronda Maria da Penha, Pró-Vida, Formando Cidadão, Ordem dos Capelães do Amazonas, Defensoria Pública, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Programa de Prevenção à Violência e Combate ao Uso de Narcóticos e Entorpecentes (PREVINE) e Departamento de Programas e Projetos de Prevenção à Violência (DPPV).