SSP-AM implementa Projeto Interior Mais Seguro no Careiro da Várzea

A iniciativa conta com vários eixos estruturantes que serão desenvolvidos por meio de ações integradas entre órgãos estaduais e municipais. (Fotos: Carlos Soares/SSP-AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deu início, nesta quarta-feira (09/08), à implementação do projeto Interior Mais Seguro em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). As ações fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, criado pelo governo estadual e acontece de forma integrada pela SSP-AM e outros órgãos estaduais como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e a Secretaria de Assistência Social (Seas).

Participarão também os órgãos que compõe o sistema de Segurança Pública do Amazonas como Polícia Militar (PMAM) Polícia Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Aleam) e a Prefeitura do município por meio de suas secretarias e da Guarda Municipal.

Nesta primeira fase, as equipes da SSP-AM apresentaram o projeto para as autoridades municipais durante uma sessão na Câmara de Vereadores. A iniciativa visa intensificar medidas de prevenção e combate ao crime, com o cumprimento de metas previstas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS).

Quatro eixos estruturantes serão adotados durante a execução do projeto no município: integração entre os órgãos envolvidos; prevenção por meio de ações educativas; capacitação de agentes municipais para que possam atuar com as polícias estaduais; e governança com análise dos resultados das ações.

O chefe do Ciaesp, José Camilo Silva, destacou que o projeto, implementado inicialmente em Autazes e Tefé, está sendo apresentado em outros municípios do estado. Careiro da Várzea é o oitavo município a receber a visita técnica da comitiva. As ações integradas serão conduzidas a partir de vários eixos estruturantes cujo objetivo é levar mais segurança aos moradores da localidade.

“Essa é uma iniciativa do Governo do Estado que agora está sendo apresentada nas prefeituras que se mostraram interessadas. O projeto conta com diversos eixos como prevenção, integração, desenvolvimento e sustentabilidade. E também a capacitação das guardas municipais para que possam atuar de forma integrada com as polícias estaduais e trazer mais segurança para o município”, frisou Camilo.

A secretária-executiva da Sejusc, Andreza de Souza, falou sobre as ações que a pasta já desenvolve e que serão intensificadas com a implementação do projeto Interior Mais Seguro. As ações integradas desenvolvidas pela secretaria terão como foco principal a prevenção.

“Já é uma das frentes da Sejusc fazer palestras para que a população saiba quais são os seus direitos, e principalmente alertando crianças e adolescentes na questão da violência. A Sejusc tem uma série de serviços e, depois de cada diagnóstico, podemos preparar uma ação específica tanto de cidadania quanto de prevenção para garantir o direito de todos”, disse Andreza.

O presidente da Câmara Municipal de Careiro da Várzea, José Antônio da Costa, agradeceu o governador Wilson Lima e o secretário de Segurança Pública pela iniciativa, e disse estar confiante na concretização do projeto.

“Estamos confiantes. O Parlamento municipal agradece o governador Wilson Lima, o secretário da SSP-AM, Carlos Alberto Mansur, e toda a sua equipe pelo projeto. Não tenho dúvidas que teremos em breve a concretização do “Interior Mais Seguro” no município”, afirmou José Antônio.

O Governo do Amazonas reforça o compromisso com a população para fortalecer a segurança por todo o Amazonas.