SSP-AM deflagra Central Integrada de Fiscalização com foco em postos de combustíveis

Foi realizada nesta quinta-feira (01/06), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para fiscalizar postos de combustíveis em relação a irregularidades na venda de combustível e qualidade do produto oferecido à população. A ação visitou 11 empreendimentos na zona centro-sul, leste e norte de Manaus. Dois desses locais foram notificados.

A ação foi realizada a partir de uma demanda do Instituto Estadual de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), e foi planejada pela Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Integrado (Seagi). A CIF verificou a qualidade do combustível e a quantidade adequada utilizada na fórmula para evitar prejuízos ao consumidor.

De acordo com o agente metrológico do Ipem, Ricardo Farrache, o objetivo é verificar se a população está tendo prejuízo nestes estabelecimentos.

“Hoje é uma operação conjunta com a Secretaria de Segurança e outros órgãos também. A parte que coube ao Ipem é em relação à quantidade e volume fornecido pelo instrumento. A gente está indo a campo todos os dias para coibir a fraude e evitar que o consumidor seja lesado de alguma forma”, completou o agente.

O agente fiscalizador da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Herculano Wilkens destacou que foi realizado um teste de qualidade dos combustíveis, comum, aditivado além do etanol e diesel comercializados nos postos de Manaus e explicou o procedimento realizado na verificação.

“Nós fizemos o teste de qualidade e quantidade, para verificar como está a gasolina comum e aditivada, etanol hidratado além do diesel S10 e S500, que são os combustíveis comercializados nos postos de Manaus. Nós colocamos 50ML de combustível dentro de uma proveta, junto com 50% de água e é retirado o etanol dela, a partir desse procedimento verificamos quanto de gasolina realmente tem na solução”, explicou Wilkens.

Em um posto, na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, foi aplicada uma notificação pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), por falta do auto de vistoria e outra notificação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por falta de licença para operação, sendo dado um prazo de dois dias para regularização.

Integração

Além de agentes da Seagi, da SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), a CIF contou com o envolvimento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Estadual de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) , além do envolvimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas),  Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb),  Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).