SSP-AM assina termo de cooperação técnica para fiscalização de produtos de origem animal no Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) participou na tarde desta segunda-feira, 18 de maio, da formalização do acordo do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM) com 19 órgãos públicos e entidades da sociedade civil para a fiscalização de estabelecimentos de produção e comercialização de produtos e subprodutos de origem animal no Amazonas.
Os órgãos participantes do acordo estão ligados às áreas de meio ambiente, segurança, saúde e vigilância sanitária. O termo de cooperação foi proposto pelo procurador da República, Rafael da Silva Rocha que coordenou os trabalhos de discussões e elaboração conjunta.

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, participou da assinatura representando o Sistema de Segurança Pública que atuará em conjunto com os demais órgãos na atuação da força-tarefa para inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. O acordo também prevê atividades de educação sanitária, ambiental e de consumo, com o principal objetivo de combater o abate irregular e clandestino de gado no Amazonas.

Na ocasião da assinatura o procurador Rafael da Silva Rocha, explicou que o termo de cooperação foi construído coletivamente. “Tivemos no desenvolvimento das atividades, representantes de todos os órgãos que se comprometeram na força-tarefa. Foram realizadas reuniões presenciais e diversas trocas de informações nos meses de março e abril deste ano até chegar à versão final do documento que foi assinado”, declara o procurador.
O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, reafirma a cooperação da secretaria no acordo assinado nesta segunda-feira. “A proposta feita pelo Ministério Público Federal é de extrema importância, devemos combater toda e qualquer produção, transporte e comercialização ilegal de produtos animais em Manaus e nos municípios. Iremos atuar de forma conjunta com os demais órgãos nas atividades propostas no acordo”.