SSP-AM articula criação de comitê para assuntos ambientais no Amazonas
Sob a articulação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), órgãos ambientais do Amazonas estão discutindo a criação de um comitê para atuação em operações integradas de fiscalização e criação de um banco de dados unificados sobre crimes ambientais. Em fase de debates, a proposta está sendo conduzida pela Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da SSP-AM, e as reuniões ocorrem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona centro-sul de Manaus.
Representantes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já estão fazendo parte do grupo, que também pretende englobar os órgãos federais.
Segundo o coordenador de operações do CICC, Major Juan Morillas, as reuniões têm o objetivo de traçar as estratégias de implementação do comitê. Com ele, será possível realizar ações de fiscalização integradas, melhorar a análise de indicadores de crimes ambientais e fortalecer os programas de educação ambiental, inclusive trocando experiências e economizando recursos.
“Esse é o primeiro passo na elaboração de uma portaria para criação de um comitê com essa finalidade, pois cada órgão já trabalha na prevenção e fiscalização dos assuntos voltados ao meio ambiente, mas têm suas restrições e limitações, e as ações integradas potencializam a efetividade dos resultados”, afirmou.
Ainda de acordo com o coordenador de operações do CICC, a proposta da criação do comitê segue a filosofia adotada em países desenvolvidos, onde as ferramentas de comando e controle são usadas e se percebem resultados positivos na preservação do meio ambiente.