Sistema de Segurança Pública do Amazonas lança marco inicial da Operação Parintins 2013

   O Sistema de Segurança Pública do Amazonas lançou hoje, 27 de junho, às 9h, o marco inicial da Operação Parintins 2013, na Praça dos Bois, no entorno do Bumbódromo, como parte do plano integrado que será realizado durante os dias de Festival, envolvendo cerca de 1.000 servidores.

   A operação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins. As ações têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA).

   De acordo com portaria da SSP, o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus. Neste ano, o policiamento a pé será reforçado com aproximadamente 200 policiais, segundo informa o comandante da operação da Polícia Militar em Parintins, tenente-coronel Franclides Ribeiro.

    Ribeiro ressalta que cerca de 80% do efetivo que irá atuar na operação já estão em Parintins. “É uma forma de a polícia estar mais perto do grande público que fica nas ruas. Com isso, nós estaremos prevenindo com maior eficácia os pequenos crimes de furto e roubo”, destaca o comandante.

    A PM também preparou um plano especial que será aplicado na área interna do Bumbódromo, que deve receber, aproximadamente, 16,5 mil pessoas. O trabalho dos policiais militares dentro do Bumbódromo é feito de maneira coordenada com o policiamento externo e com o Corpo de Bombeiros, que também atua no interior do Bumbódromo, explica o major Jorge Rebello, que coordena as ações na área interna.  “Nossa preocupação é com a segurança e, por isso, estamos atentos para a entrada e saída do público até a dispersão no lado de fora do Bumbódromo”, declara.