Segurança integrada garante Enem sem problemas no AM
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou nesta segunda-feira um balanço da operação Enem 2014 no Amazonas, com a participação de mais de 180 mil estudantes. As forças de segurança do Estado atuaram em conjunto com órgãos federais e municipais desde a chegada das provas até a distribuição nos locais de exames.
De acordo com o comandante da operação pela Polícia Militar, tenente-coronel Augusto Magno, o plano integrado de segurança garantiu que nenhuma ocorrência relevante fosse registrada durante os dois dias de provas em 204 locais em Manaus e 159 em 45 municípios do Amazonas. “Pelo segundo ano consecutivo, fomos o primeiro a concluir com sucesso a entrega das provas nos locais de exame. Começamos a trabalhar às 4h e às 7h já estávamos com tudo pronto”, disse.
Magno destacou que a parceria com dos órgãos na execução da operação foi fundamental para o sucesso do Enem no Amazonas, principalmente no domingo, o segundo dia de provas, quando uma forte chuva atingiu Manaus por pelo menos seis horas ininterruptas, desde a manhã. “A presença da Amazonas Energia conosco evitou que a falta de energia fosse logo resolvida, evitando maior transtorno e tumulto”, disse.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que, além do efetivo normal da Polícia Militar, nos dois dias de prova pelo menos 500 servidores das secretarias-adjuntas de Inteligência (Seai) e Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), do Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Federal e Rodoviária, Corregedoria e Ouvidoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, Ciops, Detran, Manaustrans e SMTU, Ministério Público Estadual, Eletrobrás Amazonas Energia, Arsam, Correios, Secretaria de Justiça (Sejus) e Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Vital creditou o sucesso da operação Enem ao trabalho em conjunto desses órgãos, com a coordenação da SSP-AM a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) desde a noite de sexta-feira até às 21h do domingo.
O secretário de Segurança Pública disse que a operação Enem foi montada no CICC para monitorar os candidatos desde a saída de casa, a passagem pelos pontos de ônibus, garantir a fluidez do trânsito, fiscalizar a parte interna e externa das escolas. “Todos esses pontos foram previamente escolhidos como de interesse para a segurança dos candidatos. Qualquer anormalidade constatada era imediatamente comunicada aos representantes dos órgãos presentes no CICC, e o problema resolvido em conjunto. Foi mais um belo exemplo de integração”, afirmou Vital.
Segundo o coordenador de Operações do CICC, coronel Oliveira Filho, entre as ocorrências verificadas está a da adolescente que entrou em trabalho de parto em sala de prova na faculdade Unip, no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. Com o socorro do Samu, ela foi imediatamente conduzida a maternidade.
No domingo, as provas foram canceladas em duas escolas da zona Oeste (Alvorada e Compensa) de Manaus por falta de energia provocada durante o temporal.
