Segurança e Assistência Social encerram capacitação de gestores municipais
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) concluiu nesta terça-feira (31/10), as capacitações para elaboração do Plano Municipal da Assistência Social (PMAS), quadriênio 2018-2021. O plano serve para nortear as ações do município no período de quatro anos, além de ser um requisito para o recebimento do cofinanciamento estadual.
No encerramento da oficina, a secretária de estado da assistência social, Auxiliadora Abrantes recebeu o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP), Bosco Saraiva, para falar aos gestores municipais sobre o combate à violência no PMAS. Na ocasião, o vice-governador destacou a importância de uma nova política de segurança pública para o estado, integrada com a política de assistência social.
“O combate eficaz à violência se dá, a partir da integração das políticas de segurança pública e de assistência social. Não se combate violência apenas com polícia. O combate começa com a prestação de serviços sociais às famílias em situação vulnerável”, salientou Saraiva.
Em referência ao discurso do vice-governador, a secretária da assistência social apontou o trabalho da assistência social na luta contra a violência. “O governador Amazonino Mendes trabalha para que os serviços da assistência social atendam as reais necessidades da população do interior, através de gestões municipais capacitadas e políticas de estado integradas. Sabemos que quanto menor o número de pessoas excluídas, menores também serão os índices de violência”, explicou Auxiliadora Abrantes.
Encerramento dos trabalhos – Durante os quatro dias de oficina, mais de 120 gestores da assistência social, entre secretários municipais e técnicos de referência, estiveram envolvidos no diagnóstico de situações e planejamento das metas que preveem a garantia e o fortalecimento dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nos 62 municípios do Amazonas.
Temas como a expansão dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), a qualificação dos serviços do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e o aumento da cobertura do Programa Bolsa Família foram discutidos nas capacitações. Os capacitados ainda receberam orientações sobre as diretrizes do Plano Decenal da Assistência Social e participaram, na prática, da construção do PMAS.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAS