Segunda edição do Programa Amazonas em Movimento integra escolas e comunidade no fim de semana da capital
A população de 13 bairros de Manaus pôde usufruir de apresentações artísticas, jogos esportivos, passeios por ponto turísticos, aulas de dança e de diversas outras atividades na segunda edição do Programa Amazonas em Movimento, que ocorreu ontem (03/03), nos períodos da tarde e da noite, no Tancredo Neves, Zumbi, Cidade de Deus, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Alvorada II, Redenção, Campos Sales, Compensa, Japiim, Educandos, Aleixo e Jorge Teixeira.
O Programa foi lançado no dia 24 de fevereiro pelo governador Amazonino Mendes, e consiste em levar atividades sociais, educativas e culturais e, sobretudo, de inclusão social, para todas as zonas de Manaus, com o intuito de prevenir a criminalidade na capital amazonense. O Amazonas em Movimento é realizado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cultura (SEC), Assistência Social (Seas), de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
“Eu adorei esse Programa Amazonas em Movimento, porque ele é uma junção de todas as secretarias. E eu não conhecia os trabalhos das secretarias, mas com este Programa estou começando a perceber como funciona. Achei muito interessante trazer cultura e lazer também nos finais de semana, pois, na maioria das vezes, fico sem programação em casa, e gosto de ver os meus amigos da escola também no final de semana. Eu acredito que esse programa vai afastar sim as crianças e adolescentes da violência, que acontece principalmente no final de semana”, disse a estudante Ana Leticia, de 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Estadual Lecita Ramos, bairro Monte de Oliveiras, zona norte de Manaus.
Interação – Além de promover a interação dos alunos dos Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) e das Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs), a segunda edição do Programa também incluiu atividades para os pais dos alunos e para pessoas dos entornos das escolas. Em todos os pontos da capital, ocorreram atividades diversas, como sessões de cinema, partidas de futsal, queimada, handebol e vôlei, orientação profissional, pecas teatrais. Algumas escolas tiveram oportunidades de levar seus alunos para um “city tour” por pontos turísticos de Manaus.
Para a secretaria de Esporte, Janaina Chagas, o Programa tem como principal objetivo tirar as crianças e adolescentes da zona de vulnerabilidade nos fins de semana. “ Somos um time e, como tal, estaremos lutando juntos para proporcionar à comunidade o acesso ao esporte e ao lazer em sua máxima abrangência. A ideia é que o programa seja desenvolvido todos os fins de semana e em diferentes zonas da cidade, para que cada vez mais pessoas sejam alcançadas“.
zona leste – Na Avenida Itauba, no bairro Jorge Teixeira, a programação também contou com muita musica com apresentações do grupo de Carimbó da Melhor idade e a banda Carrapicho. “Eu adorei essa festa aqui. Achei muito bacana o Governo trazer essas atividades aqui para o bairro, pois é melhor as crianças ficarem aqui do que na rua“, comentou a aposentada Valeska Souza, 62, que se divertiu muito ao som do carimbó. Além dos shows musicais, aconteceram atividades esportivas com jogos matemáticos, aula de ritmos, futebol de rua, luta olímpica, jogo de dominó, mini vôlei, tênis de mesa, pebolim e jogo de xadrez.
Na zona leste, as ações também foram realizadas nos bairros Tancredo Neves e Zumbi. A programação aconteceu nas Escolas Estaduais Ernesto Penafort e Padre Luís Ruas, das 15h às 18h, com cinema, futsal, queimada, handebol e vôlei, e os espetáculos “De Encontro” e “Cheiro de Norte’ e os shows de Nelson Vity e Banda e da Banda Zouk.
Zona norte – Na Escola de Tempo Integral Sergio Pessoa, na Cidade de Deus, e Lecita Ramos Fonseca e João dos Santos Braga, no Monte das Oliveiras, as ações incluíram orientação profissional, cinema, Google for education, futsal, queimada, handebol e vôlei. Às 18h, na ETI Sergio Pessoa foi apresentado o espetáculo “Se Essa Rua Fosse Minha”, seguido do show da Banda Mistura Tropical. Na Escola Lecita Ramos, o espetáculo “O Contador de Histórias’ animou a garotada a partir das 18h. Em seguida, foi apresentado o show de Joci Carvalho e Banda. Já na Escola João dos Santos Braga, se apresentaram Os Trapalhões do Riso e a Banda Melody.
Zona centro-oeste – As ações da zona centro-oeste ocorreram nas Escolas de Tempo Integral Manoel Severiano Nunes, no Alvorada, e Maria Rodrigues, na Redenção, com cinema, jogos matemáticos, futsal, queimada, handbol e vôlei em todas as escolas. A partir das 19h, na ETI Manoel Severiano, aconteceu o espetáculo “Notas sobre Ela”, seguido do show da banda Os Especiais. Na Escola Maria Rodrigues, o show de humor “Lady Parker’ foi apresentado às 18h, seguido do show da Amazon Pop.
Zona oeste – Na zona oeste as ações aconteceram nos bairros Campos Sales, no Ceti Garcitylzo do Lago, e Compensa, na Escola Estadual Pedro Câmara. Das 15h às 18h, a programação incluiu cinema, paradesporto, handebol,vôlei, futsal e queimada nas duas escolas. No Ceti Garcitylzo, a programação cultural começou às 18h com Palhaço Lero Lero, Gal Frente e a Banda Badawera. Também às 18h, na Escola Pedro Câmara, foi apresentado o espetáculo “Clown Baré”, seguido pelo show da banda Marrakesh.
Zona sul – Na zona sul, as atividades foram realizadas na Escola Ondina de Paula Ribeiro, no Educandos, e no Ceti Gilberto Mestrinho, no Japiim, das 15h às 18h, com cinema, Google for Education, futsal, queimada, handebol e vôlei em todas as escolas. A partir das 18h, na Escola Ondina, a programação contou com apresentação de Hip Hop e da Banda Laser. Também a partir das 18h, na Escola Pedro Câmara, houve o show de humor “Escalafobéticos” e da banda Contágio.
FOTO: VALDO LEÃO/SECOM