Roubo a residências diminui pelo segundo ano consecutivo no Amazonas

Análise parcial é referente ao período de janeiro a setembro de 2022 e 2023. (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)

O Amazonas registrou, entre janeiro a setembro deste ano, uma redução de 34% no número de roubos a residências. De acordo com os dados consolidados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), essa é a maior queda registrada para o período em relação aos últimos dois anos.

Conforme o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM, de janeiro a setembro de 2021, foram registrados 981 casos em todo o Estado; no mesmo período de 2022, o número caiu para 668, uma redução de 32,%; e em 2023, até o terceiro trimestre, foram consolidadas 444 ocorrências, uma queda de 33,53%.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, o resultado mostra o empenho das Forças de Segurança no Estado, que não medem esforços para garantir a segurança da população fora e também dentro de suas casas. “Temos intensificado as operações de policiamento ostensivo e preventivo para levar mais sensação de segurança à população”, disse.

Recomendações

Mesmo com a redução dos roubos a residências, a SSP-AM recomenda que a população redobre os cuidados com a aproximação das festas de final de ano. Conforme o coronel Vinícius Almeida, no período as famílias costumam passar mais tempo nas compras, e consequentemente deixar as casas “sozinhas”. A recomendação também vale para aqueles que vão viajar.

“É importante que as pessoas redobrem os cuidados antes de saírem de casa, conferindo o trancamento de portas e janelas para evitar a ação de criminosos”, disse o titular da SSP-AM.