Primeira noite do aniversário de Manaus ocorre com tranquilidade, afirma SSP
A operação integrada coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para a operação ‘Aniversário de Manaus’, que iniciou na noite desta sexta-feira (23), na Avenida Itaúba, zona Leste, garantiu a tranquilidade do evento, que não teve registro de ocorrências graves e reuniu um público de 30 mil. Ao todo, cerca de 3,5 servidores das instituições de segurança estão envolvidos no plano de segurança integrada, montado pela SSP-AM, e que será executado até a madrugada desta segunda-feira(25).
Segundo o secretário-executivo-adjunto Dan Câmara da SSP-AM, as ações previstas para operação ‘Aniversário de Manaus’ estão sendo monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), na Avenida André Araújo, e pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), montado na Escola Municipal Helena Augusta Walcott. “A segurança integrada aplicada fez com que tudo ocorresse de forma tranquila. Tivemos apenas poucos registros de ocorrências relacionadas a desordem. Foi uma celebração na Itaúba com muito êxito”, destacou.

A Polícia Militar atuou na segurança ostensiva do evento, com policiamento a pé, motorizado e velado, garantindo a segurança e tranquilidade do evento. A Polícia Civil reforçou o efetivo nas delegacias localizadas próximo ao local da programação.
Participam da operação os órgãos do Sistema de Segurança Pública: Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corregedoria-Geral e Ouvidora-geral do Sistema de Segurança Pública, Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Gabinete de Gestão Integrada e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Operação ‘Enem 2015’
O Exame Nacional do Ensino Médio também conta a o planejamento e ações integradas realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM). As atividades iniciaram com Ativação do Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas, às 4h da manhã, com a presença de todos os órgãos envolvidos na operação, para apresentações do ciclo diário (cronograma, matriz de atividades), orientações sobre as centrais de pronta resposta e apresentação das estruturas operacionais de cada órgão.
Por volta das 6h, iniciou as entregas dos cadernos de provas nas escolas e faculdades, com escolta realizadas pela Polícia Militar, sendo acompanhada pelo sistema de monitoramento do centro integrado de comando e controle (CICC). Manaus foi primeira capital a concluir a entrega das provas.
De acordo com o secretário-executivo-adjunto da SSP-AM, Dan Câmara, quase 800 servidores dos órgãos de segurança atuaram no primeiro dia da aplicação das provas em todo o Estado. “Não tivemos nenhuma ocorrência grave, apenas registros de pessoas que perderam a carteira de identidade. Tudo aconteceu tranquilamente”, disse.
A operação também conta com o circuito de câmeras das escolas interligadas em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e policiamento ostensivo, a pé e motorizado nas proximidades dos locais das provas, na capital a no interior, garantiram a segurança neste primeiro dia e o registro de nenhuma ocorrência.

Segundo o coordenador estadual da operação ‘Enem 2015’, tenente-coronel George Feitosa, as ações foram divididas em quatro fases. “A primeira e segunda fases foram as chegadas das provas e a distribuição dessas provas para o interior. Agora estamos na terceira fase que é a execução, aplicação das provas. Em todas tivemos o sucesso total. A integração dos órgãos facilitou o primeiro dia da operação que só irá finalizar quando as provas chegarem ao seu destino, a cidade do Rio de Janeiro”.