Polícias Civil e Militar têm atendimento especializado para turistas em Parintins

O Governo do Amazonas, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, disponibiliza atendimento diferenciado para turistas que visitam Parintins durante o 48º Festival Folclórico de Parintins. A Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) e a Polícia Turística (Politur), da Polícia Militar, oferecem aos visitantes estrangeiros atendimento e apoio em outros idiomas.

As ações das polícias Civil e Militar fazem parte da Operação Parintins 2013, um plano integrado que reúne todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, com apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). Durante todo o período do Festival, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil do Estado irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

Diariamente na DECCT, das 7h às 18h, uma equipe formada por delegado, escrivão e investigadores estará trabalhando para atender os turistas que forem vítimas de crimes, seja nas embarcações ou na sede do município. Após este horário, o atendimento será feito na Delegacia Interativa, no bairro Itaúna 2.

De acordo com o delegado Antonio Chicre, coordenador da Polícia Civil na Operação Parintins, os servidores estão preparados para atender em quatro idiomas diferentes. “O posto da DECCT está de prontidão para atender aqueles turistas que tiverem problemas durante a viagem nos barcos e nas festas ao longo da orla, sendo importante ressaltar que os policiais realizam atendimento em inglês, espanhol, francês e japonês”, afirmou.

A comandante da Politur em Parintins, tenente Selma Dai, informou que a Polícia Turística da PM mantém policiais ostensivamente nos principais pontos da cidade, como porto, aeroporto, praça da Catedral, Delegacia Regional, Delegacia do Turista e Bumbódromo. “Nossos policiais também atuam no policiamento ostensivo, mas a maior demanda dos turistas é por informações”, declarou a tenente Selma. Ela informou que a Politur realiza atendimentos em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Os policiais da Politur podem ser identificados pelo uniforme, pois usam o traje de passeio e um braçal com a identificação específica no braço esquerdo.

Embarcações – Para reforçar o combate à criminalidade a Polícia Civil promoverá até domingo, 30 de junho, ações dentro dos barcos que devem chegar com os brincantes dos bois bumbás. Serão feitas fiscalizações e distribuídos folders e abanadores com dicas de segurança, endereços e telefones dos postos de atendimento da polícia. Esta ação tem como objetivo demonstrar a população que as autoridades estarão trabalhando para assegurar uma diversão tranquila e segura para todos.