Policiais civis e militares recebem treinamento de análise criminal

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), através do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), formou na última sexta-feira, 20 servidores das polícias Militar e Civil, no curso de Análise Criminal. As aulas foram realizadas no Campus II do Iesp, na Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na praça 14.

Segundo o instrutor do curso que tem doutorado em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Gelson de Oliveira, o objetivo era promover um estudo aprofundado e mensurar os dados causadores da violência em Manaus e na Região Metropolitana. “Todo profissional que atua na área criminal precisa entender do assunto, e nesse curso nós complementamos e aprofundamos o conhecimento que eles já tinham”, disse o instrutor.

Outros fatores analisados foram o crescimento populacional e os impactos na sociedade.

O curso teve a duração de 40 horas, sendo 20 horas teóricas realizadas no Campus II do Iesp, na Cidade Nova, e 20h de aulas práticas no laboratório da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, na avenida Leonardo Malcher, na Praça 14.  Alunos e professores do mestrado em segurança pública da UEA participaram das discussões e projetos práticos.

Entre as disciplinas aplicadas técnicas estatísticas e demográficas de análise criminal, ajuste de dados criminais, mensuração dos crimes por área demográfica, idade, sexo, zona territorial, horário ou tendências.

A diretora de ensino do Campus II, delegada Júlia Belota, explica que não se faz polícia, sem análise, por isso é tão importante promover treinamentos nessa área. “Os nosso profissionais precisam estar sempre em capacitação pra acompanhar e conhecer o que há de mais moderno e eficaz na investigação de um crime”, disse.