Policiais Civis e Militares participam de curso de policiamento comunitário
O Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), concluiu a formação da segunda turma do curso do Programa Ronda no Bairro, nível II, na última sexta-feira, 8. O curso de policiamento comunitário faz parte da programação estabelecida no convênio de formação continuada para atender o Programa Ronda no Bairro.
A formação da segunda turma do curso teve início em abril, com carga horária de 150h, sendo disponibilizada 50h só para prática de tiro defensivo, através do Método Giraldi, na BR-174. O método busca analisar se o policial está em condições de atuar armado em defesa própria e principalmente da sociedade, visa também orientar o policial na resolução dos conflitos e a evitar tragédias com o uso de arma de fogo. O treinamento através desta prática de tiro defensivo imita a realidade e leva o policial a agir corretamente.
No curso, que capacitou 15 policiais civis e militares, foi utilizada a Filosofia de Polícia Comunitária, compreendendo um trabalho de parceria e proximidade entre a população e a polícia para o desenvolvimento de ações na resolução de problemas do cotidiano do cidadão.
O curso de policiamento comunitário faz parte das ações integradas que estão sendo promovidas pelo Iesp, cuja meta para 2015 é promover qualificação para todos os policiais civis e militares que atuam no sistema de segurança pública através de cursos de procedimentos operacionais.
O diretor-presidente do Iesp, José Antônio Saraiva, destaca a importância da participação dos policiais neste curso. “Na primeira turma conseguimos formar 29 policiais que receberam as instruções necessárias para realizarem operações. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, iremos também levar essa qualificação para o interior”, ressalta Saraiva.