Polícia Militar reavalia cães policiais
A Polícia Militar do Amazonas iniciou nesta terça – feira (24) o ciclo de reavaliação de seus cães policiais. Atualmente 28 cães atuam no policiamento da Capital e do interior por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cia P. Cães), unidade do Comando de Policiamento Especial (CPE), sob o Comando do 2º Tenente PM Simão Louzada Bulbol. O aprimoramento da técnica utilizada pela PMAM envolve também os treinadores, policiais militares preparados para atuar na segurança, proteção e guarda da sociedade.
A iniciativa faz parte do calendário de atividades da Companhia que, a cada trinta dias faz o monitoramento, a fim de detectar e corrigir deficiências e aprimorar ou fortalecer as que mais se destacaram durante as operações onde os animais entraram em ação no decorrer do ano.
“Fazemos este procedimento como forma de mantermos sempre em guarda os nossos animais, que, como todo policial militar necessita destas reavaliações para continuarmos oferecendo um serviço policial de excelência, primordial e tecnicamente capacitada para as respostas que a sociedade amazonense sempre espera e confia por parte da Polícia Militar”, considerou o 2º Tenente Bulbol que está à frente da Cia de Cães desde 2013 e já conhece as características mais apuradas de cada animal.
A avaliação adota e renova atividades como a Capacidade de Obediência, onde o animal observa a hora exata de latir, sentar, deitar e manter atenção intuitiva, assim como, redimensiona o momento da Intervenção, ou seja, quando o cão deve imobilizar e deter infratores e infrações, teve início na manhã desta terça-feira (24) e primeiramente, os Cães de Faro, três Pastores Belgas ou Malinois, de idade entre 4 e 5 anos, passaram por exames e observações em suas atividades de cão policial militar que faz varredura nas buscas de drogas em embarcações, aeroportos, portos e locais confinados.
O mesmo procedimento foi feito com os Rottweiller e os Pastores Belgas (Malinois), adestrados para auxiliar o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos na detecção de bombas ou similares. Também os cães policiais de guarda e proteção, os que atuam no policiamento e patrulhamento nos protestos populares, distúrbios civis ou outras manifestações, acompanhando as operações para inibir infrações e infratores entre outras atividades urgentes da Polícia Militar.
A Companhia de Policiamento com Cães da Polícia Militar foi desmembrada em 2005 do Batalhão de Choque e atualmente é composto por 28 animais aptos e qualificados entre os melhores cães policiais do Norte do Brasil.