Polícia intensifica combate ao tráfico de droga no ‘varejo’

Ações integradas das polícias Militar e Civil respondem pela desarticulação de quadrilhas, traficantes e bocas-de-fumo em todas as zonas de Manaus. Somente nos três primeiros meses deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) atendeu 403 ocorrências relacionadas a tráfico de entorpecentes, divulgou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nesta sexta-feira (3).

De acordo com o balanço estatístico apresentado a veículos da imprensa pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, nesse período foram registradas 372 prisões e 31 apreensões de menores infratores, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

A prisão pela Polícia Militar neste dia 1º da quadrilha formada por Thiago Henrique daSilva e Silva, 21 anos; Micaela Vaz da Silva, 24; Joctã Gil da Silva Araújo, 21; e Abraão Caripuna Santos, 19, para demonstrar como agem os traficantes em Manaus nessa venda de droga no varejo. Eles foram flagrados no beco Orion, no Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, quando embalavam trouxinhas de cocaína e portavam armas, munições e rádios para se comunicar.

Para Paulo Vital, o policiamento comunitário que é feito hoje pelas equipes do programa Ronda no Bairro facilita muito que os policiais conheçam melhor o modo como os traficantes agem, principalmente na distribuição das drogas em pequenas bocas-de-fumo, que muitas vezes funcionam na própria residência do morador. “Estamos agindo firme também contra esse tráfico ‘formiguinha’, em que o traficante é flagrado com pequena quantidade de droga, mas guarda muito mais na ‘boca’. A presença dos chamados ‘aviões’ nas esquinas perturba bastante a tranquilidade do cidadão nos bairros. Pode ser que não acabemos, mas vamos diminuir bastante a ação desses criminosos”, disse o secretário.

De janeiro a março, o Ciops registrou a apreensão de aproximadamente 100 quilos de drogas, a maior parte maconha. Em comparação com igual período do ano passado, com 275 registros, o número de ocorrências atendidas a partir de ligações para o Disque 190 e para os telefones do Ronda no Bairro foi de 403, um crescimento de 31%.

O secretário também comemora o crescimento de prisões e apreensões feitas pela polícia com as denúncias feitas pelo cidadão para o Disque 181. “Pelo site da SSP, o www.ssp.am.gov.br, a população também tem colaborado bastante. A Força-Tarefa hoje pode dizer que a maioria das suas ações parte dos e-mails recebidos pelo site”, afirmou Vital.