Polícia Civil prende homem procurado pela autoria do homicídio de amigo de infância

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), representada pelo delegado Jeff David Mac Donald, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), falou na manhã de quarta-feira (23/05), durante coletiva de imprensa realizada às 9h30, no prédio da unidade policial, situada na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, sobre o cumprimento de mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado em nome de Rayjan de Oliveira Chaves, 27.

De acordo com a autoridade policial, Rayjan foi preso por policiais civis da DEHS na tarde da última segunda-feira (21/05), por volta das 13h, na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital. O infrator estava sendo procurado pela autoria do homicídio qualificado de um amigo de infância dele, Carlos Natanael Batista Pereira Junior. O crime aconteceu no dia 14 de junho de 2017. A vítima tinha 31 anos.

“No dia do delito a vítima e o infrator fizeram uso de substâncias ilícitas, nas proximidades de uma distribuidora no conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Ambos eram usuários de drogas e tiveram uma discussão por conta da divisão de entorpecentes para consumo. Então Rayjan desferiu um golpe de faca na região abdominal do amigo e, em seguida, empreendeu fuga”, explicou Mac Donald.

O titular da DEHS informou, ainda, que a vítima, mesmo ferida, correu em direção à avenida Governador José Lindoso, conhecida como “Avenida das Torres”, onde pediu ajuda de um familiar.  Na ocasião, informou o que havia acontecido. Rayjan chegou a ser levado a uma unidade hospitalar na capital, onde veio a óbito horas depois.

Durante as diligências em torno do caso, a equipe da DEHS recebeu a informação de que depois do crime. Rayjan fugiu para o interior do Estado, onde passou um tempo. Quando retornou a Manaus,foi acolhido por parentes, mas chegou, inclusive, a morar embaixo de pontes, pelo fato de ser usuário de drogas.

A ordem judicial em nome de Rayjan foi expedida no dia 5 de julho de 2017, pelo juiz Mauro Moraes Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri. Desde então, o infrator passou a ser considerado foragido da Justiça. No dia da prisão a equipe da DEHS recebeu informações de que Rayjan estava no bairro Praça 14 de Janeiro e foi até o local indicado para averiguar a situação.

Conforme Jeff Mac Donald, o homem não tinha passagem pela polícia. Rayjan foi indiciado por homicídio qualificado. Ao término dos procedimentos cabíveis na especializada, o infrator será levado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça.

FOTOS: ERLON RODRIGUES/PC-AM