Polícia Civil deflagra Operação Pétrea e prende indivíduos envolvidos em homicídio de mulher no bairro Japiim

Vítima foi morta a pedradas e encontrada com rosto desfigurado no dia 28 de março deste ano.
(Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagraram, nesta quarta-feira (27/04), a Operação Pétrea, que resultou no cumprimento dos mandados de prisão temporária de Iago Cavalcante Alves, 20; Severino Corrêa Neto, 35; e Pedro Henrique dos Santos, 23, e na apreensão de um adolescente de 15 anos, por envolvimento no homicídio de Nazieth da Silva Porto, que tinha 35 anos. Crime ocorreu no dia 28 de março deste ano, por volta das 4h, na rua Mutuca, bairro Japiim, zona sul da capital.

Além desses quatro indivíduos, outro homem, de identidade não revelada, foi indiciado pela participação no fato criminoso.

O delegado Ricardo Cunha, titular da unidade especializada, destacou a atuação das equipes da DEHS em mais um crime violento ocorrido em Manaus, em que a vítima foi encontrada em via pública, com o rosto desfigurado.

“Logo após tomarmos conhecimento deste fato criminoso, entramos em campo a fim de identificar e prender os envolvidos, para dar uma rápida resposta à sociedade e, em um mês de investigação, conseguimos efetuar essas prisões”, destacou Cunha.

Conforme a delegada Marília Campello, adjunta da DEHS, a vítima era moradora antiga, junto com sua família, do bairro Coroado, zona leste, onde os criminosos residiam, e conhecia eles desde que eram crianças. Entretanto, eles realizavam o tráfico de drogas naquele local, e passaram a desconfiar que a mulher fornecia informações sobre os mesmos para um grupo criminoso rival.

Segundo Marília, quando o grupo criminoso rival invadiu o beco onde eles moravam, alguns moradores saíram da localidade com medo de serem mortos, ocasião em que Nazieth saiu e passou seis meses residindo fora, tendo retornado recentemente.

“No dia do crime, os indivíduos estavam conversando com a vítima no beco, quando decidiram que a matariam. A mulher entrou em um carro de cor preta, de livre e espontânea vontade, pois os conhecia e não esperava que seria morta, ocasião em que foi levada ao bairro Japiim e assassinada com agressões e pedradas, deixando-a com o rosto desfigurado, após a arma de fogo deles falhar”, detalhou Marília.

A autoridade policial relatou que, inicialmente, a equipe de investigação acreditava que se tratava de um feminicídio, mas, posteriormente, foi constatado que era um crime hediondo, praticado por pura maldade. No decorrer das diligências investigativas, foi possível verificar a identidade de Iago, Severino e Pedro Henrique.

“Após eles serem identificados, solicitamos à Justiça pelo mandado de prisão preventiva em nome deles, e as ordens judiciais foram expedidas no dia 7 de abril deste ano, pela juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, da Central de Inquéritos”, disse a delegada.

Operação Pétrea

Com as ordens judiciais decretadas, os policiais entraram em campo nesta quarta-feira e conseguiram efetuar as prisões dos três indivíduos, no bairro Coroado. Ainda no decorrer da ação, um adolescente foi apreendido, e outro homem, de identidade não revelada, foi indiciado por envolvimento no homicídio. Todos já possuem passagem pela polícia por outros crimes.

Denúncias

A delegada ressalta a importância das denúncias e informações da população, que são cruciais para a resolução dos casos, e podem ser repassadas pelo número (92) 98118-9535, o disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante é mantida em sigilo.

Procedimentos

Os quatro indivíduos responderão por homicídio e corrupção de menor, e serão encaminhados à audiência de custódia, na Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça. Já o adolescente responderá por ato infracional análogo a homicídio.