PM realiza reconhecimento dos postos de policiamento interno no novo Bumbódromo

Nesta segunda-feira (24),  20 policiais militares que vão coordenar os postos de policiamento interno do Bumbódromo durante o 48º Festival Folclórico de Parintins realizaram uma inspeção de reconhecimento das novas instalações do centro de convenções. De acordo com o oficial que vai comandar o policiamento interno do Bumbódromo, major Jorge Rebello, a visita é essencial para que os oficiais tenham conhecimento do espaço onde vão atuar durante a festa.

A ação é parte das atividades da Operação Parintins 2013, a operação integrada que reúne todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) com apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA). Durante o período do festival, a SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Defesa Civil do Estado irão atuar de maneira integrada para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins. De acordo portaria da SSP, o festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.

O trabalho dos policiais militares dentro do Bumbódromo é feito de maneira coordenada com o policiamento externo e com o Corpo de Bombeiros, que também atua no interior do Bumbódromo. “Estamos fazendo reconhecimento dos acessos e pontos por onde passarão o maior fluxo de pessoas que vêm assistir a festa. Nossa preocupação é com a segurança e, por isso, estamos atentos para a entrada e saída do público até a dispersão no lado de fora do Bumbódromo”, declarou o major.

Ciops começa a funcionar – Já entrou em funcionamento em Parintins, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A unidade de controle das ocorrências e observação das câmeras de monitoramento integra a Operação Parintins 2013, montada pela SSP para combater à violência durante o 48º Festival Folclórico de Parintins, que acontece de 28 a 30 de junho.

Um efetivo de 60 servidores vai trabalhar em regime de plantão no Ciops fazendo o monitoramento das 20 câmeras de observação de longo alcance e atendimento das ocorrências registradas pela população através dos telefones 190, da PM, e 193, do Corpo de Bombeiros. A rede de monitoramento em Parintins foi instalada nos locais de maior concentração de pessoas, visitação turística, porto, aeroporto, comércio e agências bancárias, além das áreas interna e externa do Bumbódromo.

O Ciops vai funcionar com duas bases de controle. A principal fica no Batalhão da Polícia Militar, na região central, e vai incorporar todas as ocorrências registradas na cidade. Outra base foi montada no Bumbódromo para acompanhar os possíveis casos registrados no local, durante a apresentação dos bois.