PC-AM deflagra ação e prende indivíduo envolvido em latrocínio ocorrido em transporte coletivo

Crime resultou na morte de Melquisedeque Santos do Vale.
(Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), deflagrou, na quarta-feira (16/03), por volta das 9h, ação policial que resultou na prisão de Lucas Lima, de 24 anos, por envolvimento no latrocínio que vitimou Melquisedeque Santos do Vale, que tinha 20 anos.

O crime ocorreu na noite do dia 16 de dezembro de 2021, por volta das 20h, em um transporte coletivo da linha 444, na avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, na ocasião do crime, Lucas e outros dois indivíduos – um deles identificado como Janderson Cabral Cidade e outro apenas como “Pequeno”, que já estão sendo procurados – entraram no veículo no momento em que ele trafegava pela avenida Torquato Tapajós, zona norte da cidade, e forçaram o motorista a mudar a rota para a avenida Santos Dumont, no Tarumã.

“Eles anunciaram o roubo e recolheram os pertences dos passageiros. No momento da fuga, Janderson efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu a cabeça de Melquisedeque. Ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito”, relatou o delegado.

Ainda de acordo com a autoridade policial, após o fato, as investigações iniciaram e foi descoberta a participação de Lucas. Sendo assim, foi solicitado à Justiça mandado de prisão preventiva em nome dele, e a ordem judicial foi expedida no dia 11 de março deste ano, pela Central de Inquéritos.

Prisão

Nesta quarta-feira (16/03), os policiais civis da DERFD iniciaram uma operação em busca de Lucas e efetuaram sua prisão em uma via pública do bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Durante depoimento, o infrator mencionou que Janderson foi quem efetuou o disparo que culminou na morte de Melquisedeque. Ele ainda mandou o motorista do ônibus parar imediatamente, porém o motorista continuou, momento em que ele apertou o gatilho da arma, mas ela não funcionou.

O infrator já tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma de fogo e latrocínio.

“Pedimos a colaboração da população para localizar Janderson e ‘Pequeno’, por meio de denúncias anônimas, pelo número (92) 99427-5821, disque denúncia da DERFD, ou pelo 181, da SSP-AM. A identidade do informante será preservada”, garantiu Adriano Félix.

Procedimentos

Lucas responderá por latrocínio e será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição do Poder Judiciário.