Órgãos estaduais de segurança terão 1,2 mil servidores atuando integrados na Operação Parintins 2015
Cerca de 1,2 mil servidores do Sistema de Segurança Pública do Amazonas irão atuar na Operação Parintins 2015 nas áreas de policiamento ostensivo, trânsito, polícia judiciária, defesa, socorro, corregedoria e ouvidoria. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação segue o modelo de Sistema Integrado de Comando e Controle, e envolve as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Corregedoria-Geral do Sistema e Ouvidoria.
Os órgãos estaduais também atuarão integrados às Forças Federais, dentre elas a Polícia Federal e a Marinha, que coordenará as ações de fiscalização às embarcações.
Policiamento ostensivo – A atuação ostensiva será realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que terá cerca de 800 policiais militares envolvidos, segundo o comandante-geral da corporação, coronel Gilberto Gouvea, a chegada dos policiais está prevista entre os dias 19 e 23 de Junho.
O policiamento contará com o apoio de 40 viaturas, 4 lanchas, 2 cães farejadores e 1 helicóptero. O patrulhamento realizado pela PM será dividido em seis companhias de policiamento ostensivo: a pé, motorizado, fluvial, aéreo, com cães e monitoramento.
Ele destacou que os policiais militares atuarão diretamente em pontos que são considerados estratégicos, com grande movimentação de pessoas. Destaque para os currais dos bumbás, Praça dos Bois, Praça da Catedral, balneário Cantagalo, Aeroporto, Porto, no entorno e dentro do Bumbódromo. “A tropa possui treinamento adequado e está preparada. Vamos trabalhar para manter a ordem pública e garantir a segurança de quem for prestigiar o evento. Entendemos a importância do Festival e a expectativa é positiva quanto ao êxito da missão”, destacou.
Fiscalização de trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de acordo com o diretor-presidente Leonel Feitosa, vai realizar uma série de atividades de conscientização e fiscalização durante o 50° Festival Folclórico de Parintins. As atividades terão início a partir do dia 20 de junho, o Detran-AM pretende evitar, principalmente, casos de embriagues no volante, comuns no período da festa.
Para reduzir o número de acidentes e de mortes no trânsito, no período do Festival de Parintins, ele destacou que serão organizadas diversas atividades, dentre elas a distribuição de material educativo, contendo instruções de como manter o trânsito seguro e evitar acidentes. O trabalho de fiscalização será realizado por meio de blitz fixas e itinerantes, com uso de etilômetro (bafômetro).
Delegacia para atender turistas – A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) irá instalar na manhã do dia 25 de junho deste ano um Posto da Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) no Porto do município de Parintins, com o objetivo de atender visitantes nacionais e estrangeiros durante o Festival Folclórico.
Ao todo, a PCAM terá 55 servidores na operação, entre delegados, investigadores, escrivães, peritos, motoristas e administrativo. No posto da DECCT, o atendimento será das 8h às 22h, com a oferta de serviços como registro de Boletim de Ocorrência (BO); informações gerais e recuperação de documentos.
Prevenção no festival – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai atuar com cerca de 180 bombeiros militares dentro do Bumbódromo, na prevenção específica do festival, e reforçando a prevenção em toda a cidade, nas áreas do Aeroporto Júlio Belém, balneários e em toda área urbana.
Na última quinta-feira, 18, foi realizado o embarque das viaturas que darão o apoio às operações: oito motocicletas para prevenção, três veículos de supervisão, dois veículos de apoio logístico, dois veículos de condução de tropa e um veículo de abastecimento. Os equipamentos vão somar com as viaturas de Parintins, como três caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate.