Operação Shamar: Quatro homens são presos por violência doméstica e feminicídio durante final de semana no Amazonas

Prisões foram efetuadas pela Polícia Militar do Amazonas. (Fotos: Divulgação/SSP-AM)

Durante o final de semana, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no âmbito da Operação Shamar, prendeu quatro homens, com idades entre 34 e 47 anos. Os suspeitos foram presos por suspeita de envolvimento em crime de violência doméstica e tentativa de feminicídio.

As prisões ocorreram em Manaus, nos bairros Cidade de Deus e Cidade Nova, zona norte da capital, e nos municípios de Envira e Rio Preto da Eva.

Prisões

No município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus), após denúncia, um homem, de 28 anos, foi preso por policiais do 10º Grupamento da Polícia Militar (GPM), pela prática de violência doméstica contra a sua companheira e a irmã dela.

Aos policiais, as vítimas, de 17 e 23 anos, informaram que o suspeito estava bastante violento e que temiam pelo fato de o agressor já responder pelo crime de homicídio. O suspeito foi preso e encaminhado para a 66ª Delegacia de Polícia (DIP).

Em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), um homem, de 34 anos, foi preso por policiais da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após ameaçar agredir e incendiar a casa da própria mãe. O suspeito foi autuado no 36º Distrito Integrado de Polícia (DIP) pelos crimes de violência doméstica, ameaça e injúria.

A PMAM registrou, ainda, a prisão de um homem, de 31 anos, pelo crime de tentativa de feminicídio contra a companheira, de 29 anos, e porte ilegal de arma de fogo. Conforme a 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a prisão foi efetuada na Avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Com o homem foi apreendida uma pistola 9 milímetros com 17 munições.

Ainda na zona norte da capital, policiais da 13ª Cicom registraram a prisão de um homem, de 47 anos, pelo crime de feminicídio, no bairro Cidade de Deus. Antes de ser preso, o suspeito foi atingido com um tiro no abdome por atiradores ainda não identificados.

Shamar

Desde o dia 21 de agosto, as Forças de Segurança e Salvamento, em conjunto com órgãos do Governo do Amazonas e parceiros, realizam a Operação Shamar, que visa o combate aos crimes de violência doméstica familiar e feminicídio. As ações preventivas e de repressão são realizadas em todo o Estado.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) orienta que em caso de violência a vítima ligue para o número 190. As vítimas, também, podem entrar em contato por meio do 181 ou ligar para o 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, do Ministério da Mulher.