Operação Parintins 2013 reúne mais de mil agentes de segurança

Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, a Operação Parintins 2013, que reúne mais de mil agentes de segurança e servidores do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas. A formatura dos policiais militares e bombeiros aconteceu na arena do Bumbódromo e contou com a participação do secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Governo do Amazonas, Frederico Mendes.

A operação integrada tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins. As ações têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), pois o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.

“A operação envolve todo o Sistema de Segurança Pública do Estado e no âmbito do GGI ainda temos a participação da Polícia Federal, Ibama, Prefeitura de Parintins e outros órgãos parceiros”, disse o secretário-executivo. Mendes informou que nesta quinta-feira, às 15h, na Câmara Municipal de Parintins, será instalado oficialmente o GGI na cidade, que terá uma sala específica no Bumbódromo, de onde serão emanadas decisões conjuntas, caso sejam necessárias.

O comandante da operação pela Polícia Militar, tenente-coronel Franclides Ribeiro, explicou que a PM está otimizando os recursos operacionais e de pessoas para aumentar a capacidade operativa da polícia para atender as demandas do Festival e do município. “Esta é uma operação de natureza preventiva e repressiva. Vamos atuar com a ação Linha da Vida, que tem o objetivo de reduzir acidentes de trânsito com vítimas, que é uma ação em conjunto com a Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, 7º Comar e outros órgãos”, declarou o comandante.

Prevenção – Segundo o subcomandante da Operação Parintins 2013 no Corpo de Bombeiros, capitão Sulemar Barroso, a corporação trabalha com um efetivo de 140 homens em ações preventivas para melhor atender o público durante os dias do Festival. “Estamos operando em diversas ações preventivas e o efetivo está estrategicamente distribuído, o que facilita o trabalho e atendimento aos visitantes e a população em caso de emergência”, disse Sulemar, que informou ainda que 30% das ocorrências são acidentes de trânsito e, até o momento, a maior parte envolve motocicletas.

Festa dos visitantes terá policiamento reforçado – Hoje, para garantir a segurança de cerca de 27 mil pessoas que vão prestigiar a Festa dos Visitantes, a Secretaria de Segurança Pública preparou um esquema especial de segurança que envolve 200 homens no entorno do estádio Tupi Cantanhede. O evento começa a partir das 20h e terá como atração principal o cantor Naldo, além de artistas de boi, entre eles Sebastião Jr. e Arlindo Jr.